E o melhor de tudo? As refeições da PLANTZ são realmente deliciosas.
Em Portugal, segundo o estudo The Green Revolution 2023 Portugal, da consultora Lantern, 10,4% da população adulta identifica-se com o movimento veggie – que inclui flexitarianos, vegetarianos e vegans -, o que equivale a cerca de 910.000 pessoas com mais de 18 anos.
As razões que levam à adesão a uma dieta vegetariana ou flexitariana variam conforme as motivações individuais de cada um. Embora as motivações para a escolha de uma alimentação sem carne sejam diferentes para os flexitarianos e os vegetarianos ou veganos, existem tendências gerais que se destacam.
No caso dos flexitarianos, a principal razão para reduzirem o consumo de carne está, predominantemente, relacionada com a saúde, pois acredita-se que que uma alimentação diversificada, incluindo carne em menor quantidade, é benéfica para o controlo do peso e para o bem-estar em geral. Já para os vegetarianos e veganos, as preocupações ambientais e o bem-estar dos animais estão entre os principais motivos para uma alimentação plant based.
Dito isto, há cada vez mais famílias portuguesas a optar uma alimentação equilibrada, aumentando o consumo de frutas, de legumes e de produtos de origem 100% vegetal. Naturalmente, há várias empresas que se dedicam a elaborar refeições saudáveis, e a PLANTZ é uma delas.
Faz agora dois anos que conhecemos a PLANTZ pela primeira vez, e desde logo ficámos encantados, até porque a empresa pega nas nossas refeições favoritas e transforma-as à base de plantas, ao mesmo tempo que introduz novos molhos, especiarias, e temperos. E sim, podemos garantir que não vão sentir a falta da carne ou peixe.
Portanto, a PLANTZ tem como objetivo tornar a alimentação baseada em plantas acessível e conveniente para todos. A sua missão da marca é oferecer refeições práticas, nutritivas e 100% plant-based (vegan) que sejam tanto saborosas quanto fáceis de preparar.
As refeições são ultracongeladas, um método que traz uma série de benefícios, tanto para os consumidores como para o meio ambiente. Um dos maiores desafios da indústria alimentar é o desperdício, e a PLANTZ aborda isso diretamente ao utilizar o processo de ultracongelação, que reduz o desperdício e aumenta a durabilidade dos alimentos sem a necessidade de conservantes. A congelação rápida ajuda a preservar os nutrientes, garantindo que as refeições mantenham o seu valor nutricional até ao momento do consumo. Além disso, com 90% da população mundial a não receber a quantidade necessária de frutas e vegetais, as refeições congeladas tornam essa ingestão mais acessível e conveniente para quem tem um estilo de vida agitado.
A PLANTZ preocupa-se com a qualidade dos ingredientes, utilizando produtos frescos, orgânicos sempre que possível, e de origem sustentável. No entanto, para garantir que as refeições sejam acessíveis a um maior número de pessoas, optaram por não fazer todas as suas refeições 100% orgânicas, pois isso tornaria os pratos muito mais caros e inviáveis para a maioria dos consumidores. Em vez disso, a marca compromete-se a usar ingredientes de alta qualidade, mantendo o preço acessível, sem comprometer os valores de sustentabilidade.
O processo de armazenamento das refeições é simples e prático. Ao receberem a vossa encomenda, basta colocar as refeições diretamente no congelador a -18°C. Isso manterá os pratos frescos e prontos para consumo, oferecendo flexibilidade para que o consumidor possa escolher o momento ideal para desfrutar das suas refeições. Caso prefiram, também podem armazená-las no frigorífico, mas devem consumi-las dentro de 48 horas para garantir que permaneçam frescas e saborosas. As refeições podem ser mantidas no congelador por até 6 meses, permitindo uma maior liberdade para planear as refeições ao longo do tempo.
Por aqui, no Echo Boomer, recebemos várias refeições deliciosas, como por exemplo Arroz Árabe com Falafel, Tagliatelle à Bolonhesa, Lasanha à Bolonhesa, Burger à Parmegiana, Feijoada à Brasileira, Atvm à Putanesca, Thai Chick’n e Mac Not Cheese, além de criações excluvias do Chef Emanuel Sálvio, como Rojões de Soja à Alentejana e Moqueca Baiana e Arroz de Coco. Aliás, o menu da Plantz foi mesmo reformulado e aprimorado pelo chef, elevando ainda mais o sabor e o valor nutricional de cada prato.
Quanto ao aquecimento das refeições, a PLANTZ oferece duas opções simples. A primeira, mais prática, é utilizar o micro-ondas. Basta fazer pequenas perfurações no filme plástico, aquecer por 7 minutos a 800W e, se necessário, adicionar mais um minuto. Caso prefiram utilizar o forno tradicional, devem pré-aquecer a 180ºC, remover o filme plástico e assar por 30 minutos.
Em termos nutricionais, as refeições da PLANTZ são equilibradas e pensadas com a ajuda de um nutricionista. Cada prato contém cerca de 400g e oferece entre 300 a 600 calorias por porção, com uma boa fonte de proteínas, e são sempre baixos em açúcar. A marca disponibiliza informações detalhadas sobre a composição de cada prato no seu site, bem como em cada embalagem, para que os consumidores possam escolher as opções que melhor se adequam às suas necessidades alimentares.
A entrega das refeições da PLANTZ é rápida e flexível. Na cidade do Porto, os consumidores podem optar por um serviço de entrega no mesmo dia, enquanto que, noutras cidades de Portugal e Espanha Continental, as entregas são feitas em 24 horas, de terça a sexta-feira, através da MRW, com um custo de entrega de 6,99€ por encomenda.
Para vos ajudar a poupar algum dinheiro, o Echo Boomer tem um desconto exclusivo de 20%, sendo que basta seguirem este link ou adicionarem o código ECHOBOOMER antes de efetuarem o pagamento.