Já são vários atrasos para um plano que se quer super ambicioso.
Não será este ano, mas apenas em 2023, que vamos ficar a conhecer o primeiro Plano Ferroviário Nacional (PFN) da história de Portugal. Diz o jornal online ECO que vários atrasos logo à partida condicionaram e elaboração do documento que deveria ser apresentado e proposto à Assembleia da República em 2022.
“Contamos poder entregar o PFN na Assembleia da República durante o ano de 2023, já com a respetiva avaliação ambiental estratégica. A partir daí, dependerá da agenda parlamentar”, indicou fonte oficial do Ministério das Infraestruturas via email à mesma publicação.
De acordo com o gabinete de Pedro Nuno Santos, a redação da versão inicial do PFN ainda “está em curso”, e somente nas próximas semanas é que será iniciada a discussão pública do documento. Trata-se de um atraso considerável, dado que este momento estava inicialmente previsto para o último trimestre de 2021.
Colocar comboios em todas as capitais de distrito
Na sessão de lançamento do PFN, em abril de 2021, ficámos a saber das principais premissas:
- Colocar comboios em todas as capitais de distrito – não existe em Bragança, Vila Real e Viseu;
- Reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto;
- Melhorar as ligações da rede ferroviária a portos e aeroportos-
Um dos grandes desafios propostos na sessão de lançamento do PFN foi a construção de uma nova linha de comboio que ligasse os distritos de Porto, Vila Real e Bragança, além de um novo troço entre Aveiro e Mangualde.