Está quase a chegar o momento pelo qual muitos portugueses anseiam. É já este domingo, dia 9 de setembro, às 21h45, que estreia a 2ª temporada do programa Pesadelo na Cozinha, com o chef Ljubomir Stanisic a dar a cara.
Nos 13 episódios da 1ª temporada, o programa apresentado pelo chef jugoslavo foi líder de audiências, algo que se justifica pela personalidade forte de Ljubomir, sem papas na língua, além das condições de higiene dos espaços e da forma pouco cuidada como os pratos eram elaborados para os clientes.
Com uma audiência média de mais de um milhão e 500 mil espectadores por programa, era natural que a TVI apostasse numa segunda temporada.
Apesar da relutância do premiado chef em aceitar uma nova série de gravações, o mesmo acabou por dar o braço a torcer, pelo que basta aguardarmos para percebermos quais os restaurantes que necessitaram da ajuda de Ljubomir Stanisic nesta 2ª temporada.
Sim, uma das diferenças prende-se, além da troca de Rui Ávila, produtor executivo da primeira temporada, com o facto de, desta vez, apenas terem sido escolhidos restaurantes que precisavam mesmo de ajuda.
“O programa está mais humano”, garantiu o chef em entrevista à revista Sábado.
E como Pesadelo na Cozinha estreia já este domingo, a TVI acabou por divulgar as primeiras imagens do primeiro restaurante. As gravações decorreram em Ribamar, casa da marisqueira Ribamariscos. Este restaurante, inaugurado por José Augusto e outros dois sócios em 2011, começou a dar para o torto quando um dos sócios foi apanhado a desviar dinheiro. José Augusto dissolveu a sociedade e, em 2013, tornou-se proprietário único do espaço.
Apesar de José Augusto ter perdido clientela e lucro, não desistiu do seu sonho e contou com a ajuda de Ljubomir para resolver os problemas. Não sabemos ao certo qual o resultado final, mas os teasers que a TVI vem revelando demonstram que existem problemas nos pratos da ementa: pouca consistência, marisco em quantidade reduzida, ingredientes nada frescos e nenhum cuidado na preparação dos pratos.
O ambiente entre o staff também não parece o melhor, além de que as dívidas vinham afundando um negócio que parecia destinado ao fracasso.
Resta saber como correu esta nova experiência de Ljubomir Stanisic. Mas uma coisa é certa: os ânimos vão exaltar-se.