Futuramente, será possível fazer o percurso tanto a pé, como de bicicleta.
A apresentação do projeto aconteceu em 2017, ano em que foi concluída a primeira fase, com a abertura do troço entre a estação de Santa Iria de Azóia e o pontão da BP, num percurso pedonal de 740 metros. Agora, sabe-se que a Câmara Municipal de Loures aprovou o lançamento de um concurso público internacional para a construção do percurso ribeirinho de Loures, que prevê a criação de uma pista ciclável e pedonal com cerca de seis quilómetros de extensão entre Santa Iria de Azóia e a Bobadela.
Quando esta intervenção estiver concluída, será possível circular de bicicleta e a pé entre Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.
O projeto irá desenvolver-se em estacaria de madeira, de modo a evitar um maior impacto ambiental com a fauna e flora existente. Além disso, e como seria de esperar, serão criados alguns pontos de paragem para descanso, com zonas de sombra e equipados com bancos.
Recorde-se que, para a realização desta obra, foi aprovado, em dezembro passado, um empréstimo de médio e longo prazo, com um montante de 4,9 milhões de euros. A esse montante acresce também um financiamento comunitário, já aprovado, no valor de 1,8 milhões de euros.