O estúdio responsável por jogos como Outriders, Bulletstorm e Gears of War: Judgment anunciou que vai reduzir os seus recursos.
Numa publicação nas redes sociais, Sebastian Wojciechowski, CEO do estúdio polaco People Can Fly, revelou que 120 trabalhadores serão despedidos ou suspensos, como parte de uma mudança estratégica da empresa, que passa por reduzir a sua equipa e suspender um dos seus projetos.
No longo comunicado, que pode ser lido em baixo, Wojciechowski afirma que a razão para esta mudança de estratégia, que se reflete num despedimento em massa, é uma resposta a pressões externas do mercado. Segundo o CEO, estas pressões exigem reflexão e ajustes para enfrentar os desafios imprevisíveis do setor.
“Hoje, tomámos a difícil decisão de reduzir a nossa estratégia de autopublicação, suspendendo o Projeto Victoria, reduzindo a equipa no Projeto Bifrost e reestruturando algumas das nossas equipas de suporte na People Can Fly.
Estamos profundamente tristes pelo facto de esta situação implicar a suspensão ou o despedimento de mais de 120 talentosos Aviators, colegas que tivemos o prazer de ter como parte da nossa equipa.
Esta ação tornou-se necessária devido à persistência de pressões externas no mercado que ultrapassaram as nossas previsões. O mercado de videojogos continua a evoluir, e temos de nos ajustar à realidade atual. Estamos a redobrar esforços com novos contratos de trabalho por encomenda e a focar-nos no desenvolvimento de um único jogo independente.
Acreditamos nas nossas equipas, nos nossos jogos e no seu potencial, e continuamos extremamente comprometidos em prosseguir essa jornada, mas precisamos de ajustar os nossos planos à nossa capacidade financeira.
Estamos profundamente gratos pelas contribuições de cada membro da equipa impactado por esta viragem de eventos; o seu talento e dedicação ajudaram a moldar a nossa empresa e os nossos jogos. Estas mudanças são sentidas profundamente por todos nós.
Reconhecemos que este é um momento profundamente desafiante para os nossos colaboradores, enquanto nos despedimos de valiosos colegas que tanto contribuíram. Estamos focados em apoiar aqueles que foram afetados durante esta transição, fornecendo-lhes recursos e assistência para enfrentar esta mudança, e estamos igualmente comprometidos em cuidar daqueles que permanecem, que enfrentam os desafios de perder colegas e amigos. A nossa prioridade é abordar este momento com compaixão e garantir que a nossa equipa se sinta apoiada enquanto trabalhamos juntos para construir um futuro mais forte.
Neste momento difícil, a nossa dedicação à excelência e criatividade mantém-se tão forte como sempre.
Para todos os que adoram o que criamos – não desistiremos dos nossos sonhos.
Sebastian Wojciechowski
CEO“
De acordo com a página oficial, a People Can Fly estaria a trabalhar em quatro projetos de altas produções, apesar de no comunicado serem mencionados apenas dois. Com 22 anos de experiência, a People Can Fly conta no seu portfólio com trabalho de suporte em séries como Gears of War, Fortnite e Unreal Tournament, e é mais conhecida pelos jogos Outriders, Bulletstorm e Gears of War: Judgement.