Atenção, as pastas branqueadoras não branqueiam os dentes

Esta é, na verdade, uma publicidade enganosa. Afinal de contas, quando vemos pastas branqueadoras nos super e hipermercados com embalagens que referem a palavra “branqueadora”, não é isso que estamos a levar para casa. O que na verdade acontece é que estas pastas apenas eliminam as manchas, à semelhança do que acontece com os dentífricos normais.

- Publicidade -

Por outras palavras, não, estas pastas não alteram a cor dos dentes. Este é um caso que começou por ser denunciado em Itália pela Altroconsumo, congénere italiana da DECO, e que levou a uma ação judicial contra a Henkel, a Unilever e a Colgate.

Naquele país, tanto a Henkel como a Unilever aceitaram alterar o que diziam nas embalagens, mas a Colgate não cedeu. Perdendo o processo em tribunal, a marca foi condenada não só a fazer alterações às palavras utilizadas, como a pagar 500 mil euros de multa.

Numa análise realizada em 2017, a DECO constatou que as tais pastas branqueadoras não branqueiam os dentes, tendo alertado o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde para os resultados do teste. E embora a DECO queira a palavra “branqueadora” eliminada das embalagens, tal ainda não aconteceu na prática.

Estas pastas que branqueiam os dentes não o fazem efetivamente porque, para isso acontecer, as substâncias branqueadoras têm de penetrar no dente e atingir a dentina, o que dificilmente se consegue com a escovagem.

É perfeitamente normal que os dentes fiquem amarelados à medida que a idade avança, mas não se esqueçam da vossa higiene oral diária. Exemplos disso são lavar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia durante dois minutos e passar duas horas sem comer após a escovagem. E é muito importante ir ao dentista…

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Cinco dicas para ter um sorriso giro e saudável em 2020

Vamos a mais uma resolução de ano novo? Vamos. Além de poupanças, de uma melhor alimentação, de viajar mais e de passar mais tempo com amigos e famílias, há algo que não devemos descurar: a nossa higiene oral.

Tecnologia desenvolvida por portugueses impede a formação de placa bacteriana

Uma equipa multidisciplinar das Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Medicina (FMUC) da Universidade de Coimbra (UC)...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Festival Authentica reconfirma De La Soul e Nothing But Thieves para 2022

O Authentica receberá cerca de 30 artistas internacionais e nacionais.

Centro Expositivo do Promontório de Sagres deve abrir no início de 2022

A empreitada, que ascende a cerca de 1,5 milhões de euros, está na fase da construção da cenografia.

Uber Pet. Novo serviço permite que os utilizadores viajem na companhia dos seus animais de estimação

Numa primeira fase, esta novidade está somente disponível em Lisboa, Porto e na região do Algarve.