Passe único de 40 euros da Área Metropolitana de Lisboa chega a 26 de março

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E com este passe são eliminados 700, passando dos atuais 770 para um total de 70 passes disponíveis. O passe único da Área Metropolitana de Lisboa chega já a 26 de março, ficando disponível para utilização logo a partir de 1 de abril. Mas ainda não começou a ser divulgado.

O que muda

Ora, este passe único estará disponível em duas modalidades: o municipal (Navegante), para circular nos transporte do respetivo concelho, e o metropolitano (Navegante Metropolitano), que passa a dar acesso a toda a região metropolitana de Lisboa. Custam 30 e 40€, respetivamente.

Além disso, existirá um passe familiar, em que, independentemente do número de pessoas do agregado familiar, o preço fixa-se nos 60€ para circular nos transportes dentro desse município ou nos 80€ para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Algo preocupante é o facto do cartão Lisboa Viva passar a ser único. Na prática, isto significa que os passes locais terminam de vez. Além disso, quem não possuir este cartão deve fazê-lo o mais rapidamente possível pois o mesmo demora dez dias a ser criado.

Mas há uma situação mais chata. É que este passe único é valido de mês a mês e não por 30 dias. Damos um exemplo. Imaginem que o vosso passe atual é válido até dia 15 de março. De momento, se o forem revalidar, ficará válido até 15 de abril. Com este novo passe as coisas não funcionam desta forma. Ou seja, o passe é válido desde o dia 1 do novo mês até ao final do mesmo, seja dia 30 ou 31. Dito isto, nunca devem comprar o passe a meio ou nos últimos dias do mesmo, mas somente no dia 1.

Vai ainda existir um novo passe para crianças até 12 anos inclusive, totalmente gratuita.

O que não muda

Além dos passes 4-18 e sub-23, para estudantes, que se mantêm, continuam a existir os passes sociais que custam menos de 40 euros e que, de uma forma ou outra, são vantajosos para os clientes.

Com este novo passe, será também possível carregá-lo não só nos balcões dos operadores, mas também nas máquinas automáticas e no Multibanco.

A comunicação aos clientes somente vai avançar até 15 de março. Até lá, espera-se que tudo esteja esclarecido.

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