O Parque Terra Nostra está localizado em pleno Vale das Furnas, uma das maiores hidrópoles do mundo.
Em 1775, Thomas Hickling, um abastado comerciante originário de Boston, Cônsul Honorário dos EUA em São Miguel, mandou construir uma casa de madeira, que ficou com o nome de Yankee Hall, assim como um grande tanque de água que rodeou com árvores. Em 1848, a propriedade foi comprada por Visconde da Praia, que construiu, em 1854, a Casa do Parque, conhecida atualmente por Botania Hall e onde se encontrava a Yankee Hall. Como a viscondessa se interessava por jardinagem, o casal aumentou os dois hectares originais e plantou um belo jardim, com água, alamedas sombrias e tabuleiros de flores.
Em 1936, Vasco Bensaude adquire o Tanque, que rapidamente ganha o nome de Parque Terra Nostra. Homem de interesses variados, como a leitura, a fotografia, as ciências naturais e o mar, é desde cedo apaixonado por plantas. Serve-se do estudo teórico e do peso da prática para conhecer e dominar as condições, adubos e métodos adequados para preparar e preservar as plantas, registando todos os seus cuidados no manuscrito Notas Hortícolas. Com o apoio e contribuição do jardineiro escocês, John McEnroy, dá-se início a uma nova época de desenvolvimento e restauração do Parque Terra Nostra.
Ao longo dos anos, o Parque Terra Nostra tem vindo a enriquecer, ainda mais, o seu património botânico. Atualmente, possui grandes coleções e jardins com plantas de importante valor histórico e cultural, destacando-se uma das mais notáveis coleções do mundo de camélias, com mais de 800 exemplares. É considerado um dos 250 melhores jardins do mundo.
Este breve contexto serve para dizer que a Bensaude Hotels Collection investiu 6,6 milhões de euros em novas infraestruturas e imagem do Parque Terra Nostra para reforçar o posicionamento do jardim botânico num patamar de referência mundial.
Os novos balneários, bilheteiras, espaço de exposição, loja, acessos e iluminação cénica noturna foram inaugurados hoje, dia 1 de junho, e acrescentam valor às componentes botânica, turística, arquitetónica e lúdica do Parque.
As infraestruturas foram construídas em plena harmonia com o jardim e a paisagem natural dos 12,5 hectares do Parque, que inclui uma das mais notáveis coleções do mundo de camélias, com mais de 800 exemplares diferentes, árvores centenárias, uma coleção de fetos, jardim de vireyas e uma das maiores coleções do mundo de cycadales.
Novos balneários e espaços de bilheteiras, exposição e loja





O Parque Terra Nostra passa a dispor de balneários cobertos por uma longa abóboda que abre em arcada para o jardim e convoca o tema paisagístico das grutas românticas-pitorescas. Tem ainda um novo espaço de bilheteiras, exposição e loja, totalmente envidraçado, que privilegia a relação de transparência com a envolvente ajardinada. Para esta área, Pedro Maurício Borges, responsável pelo projeto de arquitetura, optou por uma construção inserida dentro da vegetação, ao invés de uma construção isolada.
O uso de betão a lembrar pedra pomes é inspirado nos vulcões gasosos das Furnas, aproximando a obra dessa geologia. Os alvéolos na pedra permitem ao musgo entranhar-se, mostrando que a arquitetura e a vegetação funcionam como um todo.
O tema do côncavo e do convexo acompanha o desenho de toda a intervenção, inspirado pelo Botania Hall e pela ilha do Tanque, bem como pela Casa do Jardineiro e pela Serpentina.
O projeto de iluminação cénica noturna está a cargo do arquiteto Luís Ribeiro, que optou por um conceito que varia em direção e intensidade, e que proporciona a alternância de zonas mais escuras com outras mais iluminadas. Ao todo, são mais de 230 pontos de iluminação que permitem uma gestão sustentável e o prolongamento do prazer diurno de passear pelo Parque para o período noturno. Estes pontos de iluminação equipados com tecnologia LED, são alimentados por cerca de 5900 metros de cabos elétricos, instalados subterraneamente em cerca de 2300 metros de valas. A sua implantação e construção incluiu medidas especiais de proteção e foi permanentemente acompanhada pelas equipas de jardineiros do parque e de construção e fiscalização, e pelo projetista, minimizando qualquer impacto na estrutura das raízes da valiosa vegetação existente.
Há também um novo site, que reflete a nova imagem do Parque Terra Nostra, mais moderna e minimalista, e inclui uma biblioteca botânica com informações detalhadas sobre as diversas espécies de plantas existentes.
O Parque Terra Nostra está localizado em pleno Vale das Furnas, uma das maiores hidrópoles do mundo, e o Tanque Termal é alimentado por uma nascente de água vulcânica a cerca de 42ºC. Repleto de água rica em ferro e outros minerais altamente benéficos para a pele, o tanque proporciona uma sensação de relaxamento absoluto.
A rede hídrica termal que abastece o tanque é a mesma que enche os jacuzzis. Rodeados de vegetação luxuriante, são outro ponto de contacto com a natureza no Parque Terra Nostra.
