Parque Central da Asprela dá mais seis hectares de espaço verde ao Porto

- Publicidade -

Para além do Parque da Asprela agora inaugurado, o Município está a terminar o remate poente do Parque da Cidade.

São seis hectares de paisagem cuidadosamente arquitetada, com espelhos de água, 900 elementos arbóreos plantados, mais de 700 elementos arbóreos preservados, ribeiras e mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

O novo “pulmão verde” apresenta-se como um ponto de ligação de todo o campus universitário da Asprela, unindo várias faculdades da U.Porto e institutos do P. Porto, para além de toda a zona habitacional.

O Parque Central da Asprela recorre às soluções de base natural (Nature Based Solutions), permitindo que, em períodos de chuvas muito intensas, o espaço se torne numa grande bacia de retenção, com capacidade para 10 mil metros cúbicos de águas pluviais. Assim, será possível impedir inundações, nomeadamente na linha de metro. Ao mesmo tempo, é garantida a regularização fluvial da Ribeira da Asprela, com uma extensão total de 594 metros.

Para além do Parque da Asprela agora inaugurado, o Município do Porto está a terminar o remate poente do Parque da Cidade, com uma intervenção em cerca de 10 hectares, e que assim concluirá também uma obra projetada há décadas; encontra-se a reabilitar e a expandir o Parque de S. Roque, numa área aproximada, de dois hectares, e, quase a nascer, tem o Terminal Intermodal de Campanhã, inserido num jardim urbano que criará conforto e bem-estar numa zona que sempre foi esquecida.

Muito em breve, vai ser lançada também a empreitada do Parque da Alameda de Cartes, reabilitando quatro hectares e criando um parque há muito ambicionado.

Foto de destaque de: Miguel Nogueira

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados