O projeto da Panattoni em Santarém já começou com o início da fase de movimentação de terras e prevê-se que esteja pronto no terceiro trimestre de 2025.
Estávamos em julho de 2023 quando falámos pela primeira no grupo internacional Panattoni, que lançava então a primeira pedra que deu início à construção daquele que é o seu primeiro centro logístico em Portugal.
Falamos, claro, do Panattoni Park Valongo, também conhecido como Parque Logístico de Valongo, cuja conclusão está atrasada, pois já devia ter sido inaugurado no passado mês de maio, mas a abertura está prometida até ao final de 2024. O investimento é de 50 milhões de euros.
Já em fevereiro deste ano falámos sobre o Panattoni Park Lisbon-City, um dos projetos logísticos com maior expressão da Grande Lisboa, a nascer em Santa Iria da Azóia. Este segundo parque logístico da empresa em Portugal é resultado da aquisição de um terreno com 137.160 m2, localizado em Loures.
O desenvolvimento será dividido em duas fases envolvendo nova construção e reabilitação de instalações existentes: a primeira fase estará pronta até ao terceiro trimestre de 2025, e a segunda fase será construída imediatamente em seguida.
Por último, foi no passado mês de julho que a Pannattoni anunciou o seu terceiro projeto em Portugal, com o desenvolvimento do Panattoni Park Santarém. Localizado num terreno de 100.000 m², no município de Santarém, este novo projeto incluirá a construção de um armazém multi-inquilino com uma superfície bruta alugável de 34.344 m².
O armazém terá uma superfície de 33.000 m², e uma área de escritórios de 1.344 m² com mezzanine de 1.119,26 m², permitindo a divisão em dois módulos de 17.172 m² cada um. Um destes módulos já foi alugado, ficando disponível a segunda unidade, ideal para retalhistas e fornecedores logísticos (3PLs) que precisam de expandir-se no norte de Lisboa. A instalação contará com 48 docas de carga e descarga, 35 metros de cais de manobra, altura livre de 10.6 metros e potência elétrica de 800 kW em todo o parque.
Em linha com o compromisso de sustentabilidade da Panattoni, a plataforma contará com painéis fotovoltaicos para autoconsumo, isolamento de lã de rocha, iluminação LED, e contadores conectados a um sistema de controlo BMS para otimizar o consumo energético. A certificação BREEAM ‘Very Good’ garantirá a eficiência do edifício, reduzindo os custos operacionais e assegurando o bem-estar dos utilizadores. Além disso, serão disponibilizados 450 lugares de estacionamento, incluindo espaços para bicicletas, camiões e veículos elétricos, bem como zonas verdes que somam 8.800 m².
O projeto da Panattoni em Santarém já começou com o início da fase de movimentação de terras e prevê-se que esteja pronto no terceiro trimestre de 2025.