fbpx

“Pallco”, o primeiro conservatório de dança e música do Porto

Chama-se “Pallco” e é o primeiro conservatório de dança e música da cidade do Porto. Pelas suas qualidades, dimensões e objetivos, constitui-se também como um espaço único em Portugal destinado ao ensino das artes performativas da dança, música e teatro musical, tanto na vertente profissional como lúdica. Concebido e construído de raiz num espaço com 2.400 metros quadrados de área, o “Pallco” oferece tudo o que é necessário para a aprendizagem e a prática destas artes. O investimento ultrapassa 1 milhão e 700 mil euros.

Além de focar-se nas artes performativas de dança, música e teatro musical, o “Pallco” também dispõe de serviços complementares para os seus alunos como fisioterapia, nutrição, mind coach, podologia, apoio escolar e explicações individuais e de grupo.

Já para a população em geral, o “Pallco” oferece outras atividades como Pilates, Yoga, Body & Mind, ginástica, treino funcional, sénior training, ballet para adultos, dança contemporânea para adultos, Salsa fit e danças de salão. Toda esta diversidade é proporcionada pelo grande espaço de dois pisos, que oferecem amplos estúdios de dança e de música, várias salas polivalentes, um auditório com 200 lugares e um grande jardim exterior privado com 1000 metros quadrados.

Para já, na vertente de ensino, o “Pallco” acolhe cerca de 150 alunos de ballet da também já de si importante Oporto Ballet School (OBS). Para o “Pallco” também transitam os atuais alunos das escolas de ensino regular e os alunos das escolas de artes performativas (dança, música e teatro musical).

A par do impacto que proporciona, o “Pallco” traz consigo professores de excelência, tanto na vertente escola como conservatório.

O “Pallco” será a casa por excelência de formação de bailarinos. Tudo começa com o baby ballet (aulas infantis (3-5 anos)). A partir dos 6 anos, serão dados os cursos livres, que incluem o ballet clássico e contemporâneo, a dança jazz e acrobática (aplicada à dança), a preparação física, barra no solo, técnica de pontas e técnica clássica para rapazes.

Entre o 5º e o 9º ano, será ministrado o curso básico de dança oficial de ensino básico e secundário e também cursos livres, e entre o 10º e 12º anos será ministrado o curso secundário de dança em regime articulado.

O “Pallco” assume o ensino da música nas formas lúdica (cursos livres) e profissional (cursos oficiais), nas vertentes “escola & conservatório”. Porém, mais do que ensinar instrumentos ou estilos musicais, o “Pallco” formará músicos profissionais ao mesmo tempo que promoverá o amor pela música como forma de arte. A avaliação dos cursos livres é feita pelo Trinity College London.

Também nesta área, o “Pallco” contempla música para bebés (3-36 meses), pré-vivências musicais (4 e 5 anos) e vivências musicais (1º ciclo). Os cursos livres de instrumento são ministrados a partir dos 4 anos, sem limite de idade. Há também o curso básico de música (do 5º ao 9º ano), curso secundário (10º ao 12º ano), seja em regime articulado ou supletivo do (5º ao 12º ano).

Já o curso de teatro musical, que se destina a todas as idades (a partir dos 3 anos), responde ao anseio de aprendizagem da representação e formação de actores, combinando as áreas da música, canto, dança e representação falada. Tratam-se de cursos livres, mas ministrados de forma profissional, numa combinação perfeita entre a representação e a música. O curso divide-se entre aulas para a infância (3-6 anos) onde têm lugar sobretudo as vivências da “Disney”. Já os cursos livres para os que têm entre 7 e 17 anos, o currículo inclui representação, voz falada e voz cantada, dança, projecto, formação musical, coro e improvisação. Também neste caso, o Trinity College London (TCL) é a entidade que examina a formação ministrada.

A parceria com o TCL é distintiva, pois trata-se de uma entidade examinadora única, pela transversalidade das áreas que examina, desde a língua inglesa, até à música e o teatro. Com a educação como denominador comum, o TCL encontra-se devidamente acreditado pelas autoridades educativas do Reino Unido. O factor diferenciador e o foco nos alunos e na aprendizagem, bem como os exames desenhados para ajudar os candidatos a progredirem e a alcançarem os objetivos, constitui para os professores uma útil ferramenta motivacional.

Como casa-escola, o “Pallco” abre as portas ao ensino de outras áreas na forma de actividades complementares. Trata-se de uma oferta abrangente ao nível do exercício físico e do bem-estar, com aulas livres. Mas o apoio escolar ganha uma especial importância, pois o “Pallco” defende a excelência a todos os níveis. Assim, durante a permanência dos alunos na instituição, é disponibilizado um serviço de apoio escolar, garantindo também a máxima rendibilização do tempo passado pelos alunos nas instalações. A estes é proporcionada a orientação do estudo e sua organização, em função dos horários escolares, mas também a avaliação escolar, fornecimento de métodos e de técnicas de estudo.

A outro nível, o “Pallco” oferece oportunidades de grande impacto didático como a realização de masterclasses e programas de alto rendimento em dança. No que diz respeito à música, já está programada uma masterclasse de piano com Miguel Borges Coelho, a qual decorrerá entre 21 e 26 de Julho, bem como uma acção de formação de curta duração para professores.

Momentos únicos são também as audições de ingresso aos cursos oficiais do “Pallco” para alunos de dança e música, dois momentos altos que tradicionalmente animam a cultura na cidade.


- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,780FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Douro River Taxi. Está de volta a travessia mais rápida entre o Porto e Vila Nova de Gaia

Das ruas históricas da baixa do Porto ao enérgico cais de Gaia, bastam apenas três minutos para cruzar as duas margens do rio Douro.

Trotinetes partilhadas já chegaram ao Porto

Existem 210 pontos de partilha criados em toda a cidade para parquear um total de 2.100 velocípedes ou equiparados.

Metros de Lisboa e do Porto vão ter máquinas com máscaras à venda

São soluções para quem se esquecer da máscara em casa.

Oficial: NOS Primavera Sound Porto adiado para setembro

Marquem na agenda: 3, 4 e 5 de setembro. São estas as novas datas para a realização deste belo festival.
- Publicidade -

Mais Recentes

6.ª temporada de Supergirl vai ser a última

Os novos episódios deveriam estrear este ano, mas a pandemia obrigou a um adiamento para 2021.

Crítica – Enola Holmes

Enola Holmes oferece uma agradável e refrescante visão de uma franchise que pode ter ganho um novo futuro.