“Pallco”, o primeiro conservatório de dança e música do Porto

- Publicidade -

Chama-se “Pallco” e é o primeiro conservatório de dança e música da cidade do Porto. Pelas suas qualidades, dimensões e objetivos, constitui-se também como um espaço único em Portugal destinado ao ensino das artes performativas da dança, música e teatro musical, tanto na vertente profissional como lúdica. Concebido e construído de raiz num espaço com 2.400 metros quadrados de área, o “Pallco” oferece tudo o que é necessário para a aprendizagem e a prática destas artes. O investimento ultrapassa 1 milhão e 700 mil euros.

Além de focar-se nas artes performativas de dança, música e teatro musical, o “Pallco” também dispõe de serviços complementares para os seus alunos como fisioterapia, nutrição, mind coach, podologia, apoio escolar e explicações individuais e de grupo.

Já para a população em geral, o “Pallco” oferece outras atividades como Pilates, Yoga, Body & Mind, ginástica, treino funcional, sénior training, ballet para adultos, dança contemporânea para adultos, Salsa fit e danças de salão. Toda esta diversidade é proporcionada pelo grande espaço de dois pisos, que oferecem amplos estúdios de dança e de música, várias salas polivalentes, um auditório com 200 lugares e um grande jardim exterior privado com 1000 metros quadrados.

Para já, na vertente de ensino, o “Pallco” acolhe cerca de 150 alunos de ballet da também já de si importante Oporto Ballet School (OBS). Para o “Pallco” também transitam os atuais alunos das escolas de ensino regular e os alunos das escolas de artes performativas (dança, música e teatro musical).

A par do impacto que proporciona, o “Pallco” traz consigo professores de excelência, tanto na vertente escola como conservatório.

O “Pallco” será a casa por excelência de formação de bailarinos. Tudo começa com o baby ballet (aulas infantis (3-5 anos)). A partir dos 6 anos, serão dados os cursos livres, que incluem o ballet clássico e contemporâneo, a dança jazz e acrobática (aplicada à dança), a preparação física, barra no solo, técnica de pontas e técnica clássica para rapazes.

Entre o 5º e o 9º ano, será ministrado o curso básico de dança oficial de ensino básico e secundário e também cursos livres, e entre o 10º e 12º anos será ministrado o curso secundário de dança em regime articulado.

O “Pallco” assume o ensino da música nas formas lúdica (cursos livres) e profissional (cursos oficiais), nas vertentes “escola & conservatório”. Porém, mais do que ensinar instrumentos ou estilos musicais, o “Pallco” formará músicos profissionais ao mesmo tempo que promoverá o amor pela música como forma de arte. A avaliação dos cursos livres é feita pelo Trinity College London.

Também nesta área, o “Pallco” contempla música para bebés (3-36 meses), pré-vivências musicais (4 e 5 anos) e vivências musicais (1º ciclo). Os cursos livres de instrumento são ministrados a partir dos 4 anos, sem limite de idade. Há também o curso básico de música (do 5º ao 9º ano), curso secundário (10º ao 12º ano), seja em regime articulado ou supletivo do (5º ao 12º ano).

Já o curso de teatro musical, que se destina a todas as idades (a partir dos 3 anos), responde ao anseio de aprendizagem da representação e formação de actores, combinando as áreas da música, canto, dança e representação falada. Tratam-se de cursos livres, mas ministrados de forma profissional, numa combinação perfeita entre a representação e a música. O curso divide-se entre aulas para a infância (3-6 anos) onde têm lugar sobretudo as vivências da “Disney”. Já os cursos livres para os que têm entre 7 e 17 anos, o currículo inclui representação, voz falada e voz cantada, dança, projecto, formação musical, coro e improvisação. Também neste caso, o Trinity College London (TCL) é a entidade que examina a formação ministrada.

A parceria com o TCL é distintiva, pois trata-se de uma entidade examinadora única, pela transversalidade das áreas que examina, desde a língua inglesa, até à música e o teatro. Com a educação como denominador comum, o TCL encontra-se devidamente acreditado pelas autoridades educativas do Reino Unido. O factor diferenciador e o foco nos alunos e na aprendizagem, bem como os exames desenhados para ajudar os candidatos a progredirem e a alcançarem os objetivos, constitui para os professores uma útil ferramenta motivacional.

Como casa-escola, o “Pallco” abre as portas ao ensino de outras áreas na forma de actividades complementares. Trata-se de uma oferta abrangente ao nível do exercício físico e do bem-estar, com aulas livres. Mas o apoio escolar ganha uma especial importância, pois o “Pallco” defende a excelência a todos os níveis. Assim, durante a permanência dos alunos na instituição, é disponibilizado um serviço de apoio escolar, garantindo também a máxima rendibilização do tempo passado pelos alunos nas instalações. A estes é proporcionada a orientação do estudo e sua organização, em função dos horários escolares, mas também a avaliação escolar, fornecimento de métodos e de técnicas de estudo.

A outro nível, o “Pallco” oferece oportunidades de grande impacto didático como a realização de masterclasses e programas de alto rendimento em dança. No que diz respeito à música, já está programada uma masterclasse de piano com Miguel Borges Coelho, a qual decorrerá entre 21 e 26 de Julho, bem como uma acção de formação de curta duração para professores.

Momentos únicos são também as audições de ingresso aos cursos oficiais do “Pallco” para alunos de dança e música, dois momentos altos que tradicionalmente animam a cultura na cidade.


- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados