A Arte em São Bento – Coleção Manuel de Brito poderá ser visitada no primeiro domingo de cada mês.
A Residência Oficial do Primeiro-Ministro acolhe todos os anos uma seleção de obras de artistas contemporâneos portugueses, pertencentes a uma coleção privada. Uma oportunidade para o público conhecer trabalhos de nomes consagrados e descobrir alguns dos mais promissores artistas nacionais.
Distribuídas pelas principais salas e espaços protocolares do Palacete de São Bento, estão 40 obras de 33 artistas, representando seis décadas de arte portuguesa. As pinturas, esculturas e fotografias foram escolhidas pelo curador Sérgio Fazenda Rodrigues a partir da coleção Manuel de Brito, galerista e figura fundamental da cultura nacional, fundador da mais antiga galeria em atividade em Lisboa – a Galeria 111.
Para esta iniciativa foram escolhidos artistas de várias gerações que romperam com os códigos e as convenções que o antigo regime ditou. Em vésperas da celebração dos 50 anos do 25 de abril, a exposição capta a voz de liberdade que todos estes artistas afirmaram, da mais séria à mais sarcástica, da mais formal à mais desconcertante.
A Arte em São Bento – Coleção Manuel de Brito poderá ser visitada no primeiro domingo de cada mês. A coleção mantém-se até setembro de 2024.