Os melhores sítios para festejar o São Martinho

- Publicidade -

Falta menos de uma semana para a chegada do São Martinho, que tende a celebrar-se no dia 11 de novembro.

Como os portugueses gostam de dizer, no dia de São Martinho “comem-se as castanhas e prova-se o vinho”. Se és fã das tradições do magusto em Portugal, a Momondo revela-te quatro localidades que não podes mesmo deixar de conhecer. E nós ainda damos um bónus.

Portimão é uma delas. A Feira de São Martinho de Portimão remonta a 1662 e é o evento mais popular da localidade. Consegues encontrar de tudo na feira: brinquedos, produtos agro-alimentares, calçado, bijutarias, e, claro, as tradicionais castanhas assadas. Para os mais novos há ainda jogos de sorte, carrinhos de choque, entre outros divertimentos. Mas, se fores a Portimão, aproveita para conhecer a Praia da Rocha ou os Passadiços do Alvor, que, ao longo de três quilómetros, unem as praias dos Três Irmãos à Ria de Alvor.

Já em Açor, localidade do Fundão, celebra-se anualmente a exposição gastronómica Artes de Sabores da Maúnca, que festeja a chegada da castanha assada, contando ainda com bolos típicos denominados de miaus, chanfana e feijão com couve. Se andares por estes lados, certifica-te que fazes uma visita às Aldeias do Xisto, pois irás surpreender-te com os percursos pedestres, praias fluviais e aldeias de montanha.

chanfana feijao couve echoboomer

Em Vila do Conde a tradição passa por acompanhar um prato de castanhas com roscas de pão de trigo e nozes. Parece-te bem? A nós também. Caso te encontres na cidade, passa pela Praça da República e visita a Igreja e Convento de Santa Clara, a Casa dos Vasconcelos ou o Aqueduto.

A última das sugestões da Momondo é Vila Viçosa, onde se comemora o Magusto da Velha. Reza a lenda que a velha deixou um grande legado à Igreja da Vila do Porco e, em troca, todos os anos seria feita uma festa em sua honra. Neste caso, no dia 26 de dezembro, e com os sinos a tocar, são atirados 150 quilos de castanhas do cimo do campanário da igreja, que, com a ajuda de 150 litros de vinho tinto, ajudam a brindar à velha. Nestes lados do país, poderás visitar o Castelo e passar pelo Museu da Caça ou da Arqueologia.

São Martinho

Agora a nossa sugestão. Para quem vai para os lados do Ribatejo, a paragem obrigatória passa pela Feira da Golegã, uma das mais antigas e perenes manifestações da identidade ribatejana, fazendo, por isso, parte da cultura nacional. Estando já a decorrer até 12 de novembro, aquela que também é considerada a Feira de São Martinho da região promete um excelente serão juntamente com várias tasquinhas onde poderás beber alguns licores e comer umas belas castanhas assadas, ao mesmo tempo que assistes a várias demonstrações de variadas espécies de cavalos.

Caso estejas pela zona, e antes de ires para a feira, aproveita para visitares o Castelo de Almourol, o Convento de Cristo e o Museu Nacional Ferroviário.

Segue-nos nas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados