Um investimento total de 250 milhões de euros.
Foi em finais de maio que a Câmara de Lisboa apresentou publicamente o Plano Geral de Drenagem, uma das maiores obras públicas de sempre lançadas pelo município, cujo objetivo é proteger a cidade para os impactos das alterações climáticas.
Basicamente, irá reduzir significativamente inundações e cheias, bem como os custos sociais e económicos associados. A obra vai criar uma infraestrutura que permite a reutilização de águas para lavagem de ruas, rega de espaços verdes e reforço de redes de incêndio.
O Plano Geral de Drenagem fecha também o ciclo urbano da água, o que permitirá diminuir a fatura da água potável. Como? Através da construção de dois grandes túneis: um de 5km entre Monsanto e Santa Apolónia, e outro, de 1km, entre Chelas e o Beato, com diâmetro semelhante ao dos túneis do Metro de Lisboa. E tudo isto graças ao recurso a maquinaria pesada.
A tuneladora H2OLisboa, que chegou à cidade em setembro, tem cerca de 100 metros de comprimento e vai avançar cerca de 10 metros por dia. A conclusão da obra está prevista para o início de 2025, num investimento total de cerca de 250 milhões de euros.
Mas isto já era público. Esta semana, a Câmara de Lisboa lançou um vídeo onde detalha as obras à superfície do Plano Geral de Drenagem, e que podem ver aqui em baixo.
Santa Marta
Aqui será feita uma das funções de transvase de bacias, em que vão apanhar o caudal desta rua, que no fundo era o antigo ribeiro. Para evitar que vá ter o seu efeito na baixa, as obras irão apanhar a água que passar a mais e, graças a uma câmara de vórtice, transportar essa água a mais para o túnel.
Avenida Almirante Reis
Um grande intervenção para fazer o transvase do coletor e levá-lo para o túnel, que passa precisamente nesta zona e que vai em direção ao Intendente e, por sua vez, até Santa Apolónia.
Santa Apolónia
É aqui que vai chegar o túnel Monsanto – Santa Apolónia, que inicia em Campolide, e que até aqui tem praticamente quatro quilómetros e 100 metros. Depois de feitas as obras, a reconstrução à superfície não vai ficar com a mesma geometria que existe neste momento. Irá aproveitar-se a ocasião para construir uma grande praça, melhorando a qualidade do espaço público.
A tuneladora H2OLisboa sai depois desta zona, através da Avenida Infante Dom Henrique, até à zona do Beato.
Beato
Rua dos Amigos de Lisboa, onde vai terminar o túnel Chelas-Beato, que se inicia junto ao Convento de Chelas. Tem cerca de um quilómetro de comprimento, mas vai ser construído no sentido inverso, ou seja, começa a ser montado no Beato. Prevê-se que o túnel fique concluído em quatro meses, conclusão essa que vai terminar no rio Tejo, na zona do Porto de Lisboa.