Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso (Xinobi), Capicua, Daniela Onis, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, Janeiro (convidado por Salvador Sobral), João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Peter Serrado, Rita Dias e Tito Paris. São estes os 26 nomes avançados hoje pela RTP, responsável pela organização do Festival da Canção, que irão fazer parte do concurso nacional.
Estes compositores foram convidados a escrever canções para a edição de 2018 do Festival da Canção, de onde sairá o representante português para concorrer contra os outros países no Festival da Eurovisão 2018, a ter lugar a 12 de maio, na MEO Arena, em Lisboa.
O funcionamento do Festival da Canção é bastante simples. Existirão duas semifinais a decorrer em Lisboa (18 e 25 de fevereiro), com 13 canções cada. Destas semifinais, saem sete finalistas de cada uma, totalizando 14 finalistas que irão concorrer entre si na final do evento a ter lugar no dia 4 de março no Multiusos de Guimarães. E é nesse dia que ficaremos a conhecer o sucessor de Salvador Sobral, que, recorde-se, foi o grande vencedor da edição deste ano da Eurovisão com o tema Amar pelos Dois, escrito pela irmã Luísa Sobral.
Tal como na edição anterior, a RTP continua a sua aposta em compositores de primeira linha, além de integrar, também, novos valores da música nacional. A estação pública convidou 22 compositores a apresentarem uma canção original inédita. Os outros quatro lugares foram preenchidos por Janeiro (convidado por Salvador Sobral nos mesmos termos dos que são lançados pela RTP), por Daniela Onis através do programa de rádio Master Class, da Antena 1, e por Peter Serrado e Rita Dias através de um concurso aberto para submissão de canções originais e inéditas para a Antena 1.