18 artistas foram convidados pela RTP, ao passo que os restantes dois autores foram selecionados da livre submissão de canções promovida pela estação pública.

Este ano pode não ter existido o Festival Eurovisão, mas já todos trabalham para a que a edição de 2021 possa realmente existir. Assim, e antes desse evento, temos por cá o nosso Festival da Canção, de onde sairá o representante português.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, teremos um modelo constituído por duas semifinais e uma final, que ocorrerão nos dias 20 e 27 de fevereiro e dia 6 de março, respetivamente. O Festival da Canção 2021 contará com 20 canções a concurso. Dessas, 18 resultam de convites diretos da RTP, uma vez mais tendo em conta a representação da diversidade de géneros musicais e artistas com obra pública.
A novidade está nas restantes entradas, com a seleção de dois autores através da livre submissão de canções. A RTP registou, este ano, a maior participação de sempre neste formato de submissão, com 693 contribuições de maquetes via email.
Assim, e por convite direto da RTP, serão autores das canções os seguintes artistas: Anne Victorino D’Almeida, Carolina Deslandes, Da Chick, Fábia Maia, Filipe Melo, Helder Moutinho, IAN, Irma, Joana Alegre, João Vieira, Karetus, Neev, Pedro da Linha, Stereossauro, Tainá, Tatanka, Virgul e Viviane.
Pedro Gonçalves e Miguel Marôco assinam os temas selecionados através da livre submissão. Muito em breve serão dados mais detalhes sobre o Festival da Canção 2021.