Os 10 mandamentos para comer sushi

Uma coisa é certa: os portugueses adoram comer sushi. E cada vez mais. Se há uns anos falava-se muito em hamburguerias, hoje em dia são os espaços de sushi que reinam um pouco por todo o país, com especial destaque na Grande Lisboa e Grande Porto. Mas será que as pessoas sabem como comer sushi corretamente?

- Publicidade -

Recentemente visitámos um espaço de sushi em Santarém (crítica para breve), pelo que ficámos interessados quando vimos 10 mandamentos que acabam por nos querer fazer respeitar a arte de bem comer sushi. Acham que conhecem as regras?

1- Como pegar no sushi?

Com os pauzinhos (hashi) ou à mão, pois claro. Podem pegar no sushi com as mãos, pois na cultura japonesa é assim que se come.

2- Como maximizar o sabor?

Esta é fácil: deve-se comer com uma certa ordem. Começem pelo peixe branco, passem para o Atum e, de seguida, para o Salmão. Devem, portanto, terminar a refeição com peças mais simples.

3- Não esfreguem os pauzinhos!

Diz-se que se devem esfregar para tirar vestígios de madeira, mas, na cultura japonesa, são um sinal de desrespeito para com o sushiman.

4- Aprendam a mergulhar o sushi na soja

Não devem mergulhar o sushi “de cabeça” no molho de soja, pois a soja vai alterar drasticamente o sabor do sushi. Lembrem-se: estão no local para comer sushi e não molho de soja!



5- Para que serve o gengibre?

Encarem o gengibre como um tira-gostos. Deve ser comido entre várias peças de sushi para limpar o palato.

6- O wasabi queima!

Se colocaram muito wasabi e têm a boca a arder, não entrem em pânico. Parem de respirar pelo nariz e façam-no pela via oral. O ardor passará rapidamente.

7- Não misturem wasabi no molho de soja

Porquê? É que vai arruinar os sabores. E também dá um aspeto sujo à refeição.

8- Bebam a sopa.

Se pedirem uma Sopa Miso, é perfeitamente aceitável (e mais fácil) que a bebam diretamente da tigela. Além disso, não é suposto a Miso ser uma entrada. É suposto ser pedida depois do prato principal.

9- Sushi faz bem à saúde!

Mas mergulhados em soja e noutros molhos é que não. Lembrem-se que sushi será sempre saudável se se mantiver fiel ao básico: peixe, marisco e arroz.

10- Não há uma maneira errada de comer sushi

Se já deixaram cair arroz na mesa, se têm vários pingos de soja, se já deixaram cair os pauzinhos várias vezes mas está a saber-vos muito bem, então é porque o estão a fazer da maneira certa.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Está a chegar a Portugal o primeiro festival de gastronomia de altitude

Acontece em Guarda já no próximo mês de julho.

Noori celebra 12 anos com novos combinados, novos produtos e uma app para smartphones

Quer isto dizer que, depois das entrega pela UberEats, já podem encomendar as opções dos restaurantes Noori através do site oficial e da nova app Noori Sushi.

SushiCorner lançou duas boxes de bom sushi a pensar em que está confinado

O Grupo SushiCafé tem agora um novo sistema de delivery próprio.

Subway vai oferecer um ano de comida grátis a três felizardos

Esta oferta está limitada a duas refeições gratuitas por mês, ao longo de um ano.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio da Hungria fica para a história graças a um Alpine e a um Mercedes

O Grande Prémio da Hungria fica marcado por uma primeira volta cujos acontecimentos, proporcionados em grande parte pelo Mercedes nº 77, conseguiram meter 5 pilotos de fora, mas também pela vitória de Esteban Ocon e ainda por termos não um, mas dois carros da Williams nos pontos.

Preparem a carteira: Combustíveis voltam a aumentar de preço já amanhã

Começa a ser um mau hábito, mas os portugueses não conseguem fugir desta realidade.