A OPPO deverá deixar de lançar novos equipamentos OnePlus nestes mercados, com a marca-mãe a assumir diretamente a sua presença no Ocidente.
A OPPO pode estar a preparar-se para retirar a OnePlus da Europa e dos Estados Unidos, numa alteração estratégica que deverá, assim, ditar o fim da marca nestes mercados. A informação é avançada pelo site alemão WinFuture, que cita fontes próximas da empresa e que indica que o anúncio oficial deverá ser feito ainda esta semana.
De acordo com a publicação, a OnePlus vai deixar de lançar produtos como novos smartphones, tablets e outros na Europa e nos EUA. Em contrapartida, a própria OPPO irá reforçar a sua presença nestes mercados, ocupando aquela fatia do mercado que até aqui pertencia à sua subsidiária. Apesar desta possível desistência da OnePlus no ocidente, as unidades ainda disponíveis no mercado continuarão a ser vendidas até ao esgotamento do stock, não estando prevista a reposição de equipamentos. Mas nem tudo são más notícias, em particular para os consumidores. De acordo com as mesmas fontes, a OPPO continuará a garantir o suporte técnico e as atualizações de software e de segurança dos equipamentos já vendidos até ao final do respetivo ciclo de vida, cumprindo os compromissos assumidos aquando do seu lançamento.
Este anúncio iminente vem comprovar os rumores lançados no início do ano pelo portal Android Headlines, que avançou que a OPPO estaria a desmantelar gradualmente a estrutura da OnePlus, com as suas fontes a darem conta do cancelamento de vários produtos, da redução de equipas e da intenção de abandonar alguns mercados internacionais. Na altura, a OnePlus respondeu às alegações dizendo que apenas a operação na América do Norte continuava a funcionar normalmente e que manteria o apoio aos clientes. Mas, desde então, surgiram vários sinais que validam este plano. De acordo com o WinFuture, nos últimos meses, diversos colaboradores da OnePlus passaram para outras funções dentro da OPPO ou deixaram a empresa, enquanto a estratégia europeia da marca começou a ser revista. Ao mesmo tempo, os visitantes dos sites europeus da OnePlus começaram a ser encaminhados para páginas da OPPO e os stocks da loja oficial começaram a diminuir, com muitos produtos a deixarem de estar disponíveis.
A eventual retirada da OnePlus da Europa acontece também numa fase em que a marca já tinha perdido grande parte da identidade que a distinguiu durante os seus primeiros anos. Depois da integração operacional com a OPPO, muitos dos seus smartphones passaram a partilhar praticamente o mesmo hardware e do desenvolvimento dos modelos da marca-mãe, diferenciando-se sobretudo pelo software e por alguns elementos de design.
Para além da intenção da OPPO ocupar o lugar da OnePlus nos dois mercados, a reorganização estará, alegadamente, também relacionada com a vontade de simplificar a estrutura internacional, concentrando os investimentos nas marcas com maior expressão. Para já, fica também por se saber que impacto esta decisão terá noutros mercados, ou até se seguirá o mesmo caminho, potenciando uma eventual extinção completa da sub-marca. Para já, mesmo com perda de quota no mercado, a OnePlus continua ativa com lançamentos no mercado asiático como na China e na India.
