Oni lança acesso à Internet de 10Gbps a pensar nas empresas

- Publicidade -

A operadora diz mesmo que é a primeira em Portugal a massificar o acesso dessa velocidade para empresas.

A ONI passou a disponibilizar uma oferta de Internet por fibra ótica com banda larga de 10 Gbps, tornando-se no primeiro operador em Portugal a disponibilizar esta velocidade de dados de forma massiva… para empresas.

A oferta de 10 Gbps simétrico em grande escala marca o regresso da ONI à inovação, disponibilizando uma rede ótica topo de gama baseada na tecnologia denominada XGS-PON – 10 (X) Gigabit Symmetrical Passive Optical Network. Nesta primeira fase, a rede estará disponível nas principais cidades do país, sendo que em Lisboa e no Porto a rede FTTP da ONI vai cobrir aproximadamente 50% das empresas com 4 a 250 empregados. As restantes cidades do país com zonas empresarias selecionadas são: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Setúbal e Viseu.

A nova rede da ONI apoia-se na infraestrutura de fibra ótica que a ONI construiu ao longo dos seus 20 anos de história, com 9.200 quilómetros de cabos óticos espalhados por todo o país e mais da 75.800 quilómetros de pares de fibra, entre ativos de rede próprios e arrendados ou por meio de contratos de longo prazo (IRUs, Indefeasible Rights of Use).

O investimento acumulado na implementação e equipamentos da rede foi superior a 550 milhões de euros, o que se traduz numa rede backbone de grande capacidade e infraestrutura urbana de fibra ótica de alta capilaridade, que a empresa desenvolveu desde finais dos anos 90, quando foi o primeiro operador alternativo depois da liberalização do mercado de telecomunicações em Portugal.

Nos próximos três anos, a ONI espera cobrir 120 mil empresas en Portugal, das quais cerca de 52 mil dentro do seu target de clientes empresariais (empresas com 4 a 250 colaboradores), o que representa atingir 35,8% do seu target de clientes empresariais total. O Grupo Gigas prevê um investimento de 30 milhões de euros para este novo serviço da ONI.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados