A decisão foi tomada após uma revisão interna entre o COI, o comité saudita e a Esports World Cup Foundation.
O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou o cancelamento dos primeiros Olympic Esports Games, que estavam previstos para decorrer na Arábia Saudita em 2027. A decisão resulta de uma revisão interna que levou o COI, o Comité Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita (SOPC) e a Esports World Cup Foundation a terminarem a parceria por mútuo acordo.
Num comunicado oficial, o COI referiu que as três entidades “decidiram seguir caminhos separados” e que o organismo olímpico “irá desenvolver uma nova abordagem” para o projeto. O objetivo passa por criar um novo modelo de parceria que “se adeque melhor às ambições de longo prazo do Movimento Olímpico” e permita realizar a primeira edição “o mais rapidamente possível”.
A Esports World Cup Foundation, por sua vez, confirmou o fim da cooperação após “uma análise construtiva” da iniciativa, agradecendo “o diálogo aberto e colaborativo” mantido com o COI e o SOPC durante o último ano.
O projeto dos Olympic Esports Games tinha sido anunciado originalmente em 2023, com um reforço em 2024 que marcou a primeira edição este ano. A data foi posteriormente adiada para 2027 devido a “preocupações com o formato” e à “falta de detalhes sobre aspetos essenciais do programa por parte dos editores de jogos”, de acordo com o portal Esports Insider.
Com o cancelamento, o COI pretende agora redefinir o conceito e preparar uma nova proposta que possa integrar os videojogos competitivos no contexto olímpico.
