Um regresso 24 anos depois do último circuito da competição ter passado pelo nosso país, na altura no Autódromo do Estoril.
Ontem avançámos com a novidade, pelo que era somente questão de horas até ser oficializado. E vai mesmo acontecer: a Fórmula 1 está de regresso a Portugal, 24 anos depois do último circuito da competição ter passado pelo nosso País, no Autódromo do Estoril.
O Grande Prémio de Portugal vai-se realizar nos dias 23 a 25 de outubro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, que entra pela primeira vez no calendário do Mundial de F1.
Cerca de 24 anos depois, o Mundial de Fórmula 1 regressa a Portugal, que recebeu o Grande Prémio de Portugal pela última vez em 1996, no Autódromo do Estoril, no qual Jacques Villeneuve foi o vencedor, seguido de Damon Hill e Michael Schumacher. O primeiro GP de Portugal foi em 1958, no Circuito da Boavista, no qual Stirling Moss foi o vencedor.
O circuito do Autódromo Internacional do Algarve oferece 32 diferentes configurações de pista, com perímetros de 3.465m (mais curto) a 4.684m (versão Fórmula 1) e está homologado pela FIA e pela FIM para receber competições auto e moto, ao mais alto nível.
Os vários traçados permitem aos utilizadores escolher entre versões mais rápidas e desafiadoras e outras mais lentas e técnicas. Dada a variedade de desenhos de pista, a FIA Slow Fast (F1) é considerada a versão standard.
Ao calendário do Mundial de F1, que já contava com 10 provas, juntam-se, além do GP de Portugal que se realiza pela primeira vez em Portimão, os Grandes Prémios de Eifel e da Emília-Romanha, que se disputarão em Nürburgring e Imola, respetivamente, circuitos que já receberam grandes prémios de F1 no passado.
Aumenta, assim, para 13, o número de corridas do calendário revisto de 2020, que deverá ficar completo nas próximas semanas com 15 a 18 corridas, terminando no Golfo, em meados de Dezembro.
Sobre a possibilidade de haver público a assistir ao GP de Portugal, o administrador do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), Paulo Pinheiro, referiu esta manhã que “se toda a gente respeitar as regras que forem impostas, para ter publico na corrida, e até uma quantidade de público com alguma expressão. Agora é crucial que toda a gente respeite as regras e os procedimentos que vão ser definidos, e se assim for, será uma corrida segura, e com público”.
A transmissão deste GP, bem como dos restantes, é assegurada pela Eleven Sports em Portugal. O serviço pode ser subscrito por 9.99€/mês.