Oeiras é o único município da AML com todas as praias oficiais com Bandeira Azul

- Publicidade -

E há várias novidades este ano.

Foi no passado dia 1 de junho que arrancou oficialmente a Época Balnear 2022 na maioria das praias no centro e sul do país, como é o caso das praias de Oeiras.

Oeiras, além de ser o único município da Área Metropolitana de Lisboa com todas as praias oficiais com Bandeira Azul, tem em 2022 uma série de novidades.

Só este este ano, além de terem sido criadas novas instalações sanitárias, um parque Fitness Outdoor (para a prática de desporto informal e de lazer) e feito o reforço da iluminação noturna na Praia da Torre, a autarquia também instalou sanitários amovíveis nas praias de Paço de Arcos e de Caxias e criou 31 lugares de estacionamento junto à praia de Santo Amaro, o que consistiu num investimento municipal global de rondou um milhão de euros.

A segurança é outra forte aposta do Município de Oeiras, que está empenhado em garantir praias seguras para todos os utilizadores. Neste sentido, ao longo da época balnear haverá presença constante de policiamento nas praias e no Passeio Marítimo, mediante uma ação coordenada entre a PSP, a Polícia Marítima e a Polícia Municipal.

Por outro lado, nas quatro praias oficiais de Oeiras estará assegurado o serviço de vigilância balnear, através da contratação de nadadores-salvadores e respetivo plano integrado de salvamento que garante as melhores condições de segurança aos banhistas. Ao dispositivo de segurança aprovado pela Capitania do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras acrescenta a disponibilização de meios complementares, como é o caso das torres de vigia e Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

Nos areais será assegurado um serviço de limpeza de excelência, através de limpeza mecânica diária em horário noturno e a recolha dos resíduos depositados nos ecopontos quatro vezes ao dia.

Como complemento da limpeza das praias, o projeto Jovens em Movimento será igualmente presença garantida até 7 de setembro, prevendo-se a participação de cerca de 400 jovens nestas atividades de manutenção dos areais, acessos e ecopontos de praia. Em 2022, voltará a ser possível recolher um eco-cinzeiro na entrada da praia ou nas bibliotecas, não sendo necessário devolver o mesmo.

Refira-se ainda que este ano houve um acréscimo do número de papeleiras compactadoras inteligentes às que foram instaladas em toda a extensão do Passeio Marítimo em 2021, por forma a abranger os quase 10 quilómetros de orla marítima.

Destaque também para a continuação do Programa Praia Acessível – Praia para todos, na Praia de Santo Amaro, que tem por objetivo promover a inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada, em particular das pessoas com deficiência, facilitando o acesso destes cidadãos à fruição da praia e aos banhos de mar em segurança, através da utilização gratuita de cadeiras de praia anfíbias e de outros meios de apoio à mobilidade. Recorde-se que este projeto se realiza desde 2005, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras.

Por último, os banhistas vão poder, pelo segundo ano consecutivo, usufruir diariamente das quatro Bibliotecas de Praia, até 7 de setembro, nas praias oficiais, no horário das 9h às 19h. Ali estarão disponíveis para consulta e empréstimo livros, jornais e revistas. Será ainda disponibilizado acesso ao PressReader (com mais de 7.000 jornais e revistas online, de todo o mundo). Os utilizadores vão poder, igualmente, levantar as suas reservas numa das praias à sua escolha, bastando para isso definir o lugar de entrega no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras. Paralelamente, os leitores vão poder participar em oficinas, que estão a ser preparadas, ligando literatura, sustentabilidade, ambiente e ecologia.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Festival Internacional de Balões de Ar Quente pela primeira vez em Oeiras

O evento acontecerá já no próximo mês de setembro.

Eis as 17 praias vencedoras do Prémio Cinco Estrelas Regiões

O verão é a oportunidade perfeita para visitar as melhores praias do país, sejam elas banhadas por rio ou por mar.

Uber Eats tem agora pontos de entrega virtuais nas praias de norte a sul de Portugal

Agora podem perfeitamente ir à praia e nem sequer levar comes e bebes.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Visitar a Taqueria é como regressar a um local onde fomos felizes

Quem vai uma vez, vai duas e muito mais. E foi por isso que revisitámos a Taqueria das Avenidas, da qual somos grandes fãs.

Aromáticas Vivas aposta nos sabores de verão com um pack especial

Com o pack saladas de Verão, podem ter Microgreens Mix, Manjericão Roxo, Sorrel dos Bosques e Erva Azeda.

Substituição de uma das principais condutas no abastecimento de água a Lisboa vai criar constrangimentos no trânsito

Reabilitação da Conduta Telheiras – Calçada de Carriche condiciona trânsito no sentido Odivelas-Lisboa já este mês.