Oeiras recebe instalação artística que partiu do restauro de uma locomotiva a vapor de 1903

Trata-se de uma obra plástica, dedicada à estética internacional steampunk retro-futurista.

locomotiva a vapor
- Publicidade -

Em Oeiras, o próximo sábado, dia 3 de outubro, vai ser a todo o vapor. A Custom Circus inaugura a Loco’Motive, uma instalação artística cuja criação partiu do restauro de uma locomotiva a vapor de 1903. Interligando a arqueologia industrial com o imaginário Steampunk, a obra Loco’motive integrará a galeria outdoor dos Nirvana Studios (Estrada Militar de Valejas, n.º 66, em Barcarena).

Esta intervenção de cariz artístico e plástico devolveu a dignidade a esta peça histórica, pertença da coleção do Museu Nacional Ferroviário, cujo estado de avançada deterioração já não permitia o restauro museológico.

Trata-se de uma obra plástica, dedicada à estética internacional steampunk retro-futurista, que proporciona um novo elemento de interesse municipal e, consequentemente, de promoção turística.

Esta peça, elemento central de revolução industrial, será o centro de uma instalação artística, tridimensional, que ficará exposta de forma panorâmica, contribuindo para transmitir o legado deste período histórico às futuras gerações.

O projeto Loco’Motive conta também com a parceria e apoio de instituições como a Fundação CP, da Infraestruturas de Portugal, do Museu Ferroviário e da Câmara Municipal do Entroncamento, entre muitas outras instituições e empresas.

Atenção, o espetáculo de inauguração é ao ar livre, mas o público tem de manter o afastamento social e utilizar máscara. Em alternativa, podem utilizar o espaço reservado para um Drive In (com ecrã gigante), junto aos Nirvana Studios, onde poderão sintonizar o rádio do carro numa frequência exclusiva para acompanhar o espetáculo.

Se preferirem, podem também acompanhar o projeto Loco’Motive através das redes sociais do Museu Nacional Ferroviário, dos Nirvana Studios e do Custom Circus.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

Oeiras recebe ainda este mês um festival dedicado à francesinha

Vão poder experimentar o típico prato de diferentes restaurantes ao longo de vários.

FIC.A. Oeiras vai receber um novo festival que celebra a ciência e o conhecimento

A organização estima receber 40 mil visitantes na sua primeira edição, dos quais metade serão alunos da educação pré-escolar ao ensino superior.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Comprar casas em Portugal com criptomoedas? Há quem o faça

E por valores ao alcance de poucos.

Já podem ter uma linha de cosmética masculina do Benfica

Podem já guardar como prenda de Natal.

Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 na nova geração em 2022

A promessa das atualizações para as novas consolas estava prometida para este ano.