Oeiras recebe instalação artística que partiu do restauro de uma locomotiva a vapor de 1903

Trata-se de uma obra plástica, dedicada à estética internacional steampunk retro-futurista.

locomotiva a vapor

Em Oeiras, o próximo sábado, dia 3 de outubro, vai ser a todo o vapor. A Custom Circus inaugura a Loco’Motive, uma instalação artística cuja criação partiu do restauro de uma locomotiva a vapor de 1903. Interligando a arqueologia industrial com o imaginário Steampunk, a obra Loco’motive integrará a galeria outdoor dos Nirvana Studios (Estrada Militar de Valejas, n.º 66, em Barcarena).

Esta intervenção de cariz artístico e plástico devolveu a dignidade a esta peça histórica, pertença da coleção do Museu Nacional Ferroviário, cujo estado de avançada deterioração já não permitia o restauro museológico.

Trata-se de uma obra plástica, dedicada à estética internacional steampunk retro-futurista, que proporciona um novo elemento de interesse municipal e, consequentemente, de promoção turística.

Esta peça, elemento central de revolução industrial, será o centro de uma instalação artística, tridimensional, que ficará exposta de forma panorâmica, contribuindo para transmitir o legado deste período histórico às futuras gerações.

O projeto Loco’Motive conta também com a parceria e apoio de instituições como a Fundação CP, da Infraestruturas de Portugal, do Museu Ferroviário e da Câmara Municipal do Entroncamento, entre muitas outras instituições e empresas.

Atenção, o espetáculo de inauguração é ao ar livre, mas o público tem de manter o afastamento social e utilizar máscara. Em alternativa, podem utilizar o espaço reservado para um Drive In (com ecrã gigante), junto aos Nirvana Studios, onde poderão sintonizar o rádio do carro numa frequência exclusiva para acompanhar o espetáculo.

Se preferirem, podem também acompanhar o projeto Loco’Motive através das redes sociais do Museu Nacional Ferroviário, dos Nirvana Studios e do Custom Circus.

Sigam-nos

10,844FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Oeiras vai ter um novo hotel de três estrelas em 2021

É uma nova aposta do Grupo Casais em Portugal.

Oeiras recebe projeto pioneiro digital de saúde pública

É o primeiro concelho a receber o Projeto Solar Keeper by Solar Sense, desenvolvido por portugueses.

Oeiras já tem uma praia pet friendly

Contudo, os donos dos patudos têm de seguir uma série de regras.

Oeiras vai receber uma mega exposição de construções LEGO

É, na verdade, a maior exposição nacional de construções LEGO. Chama-se BRInCKa e, após várias edições espalhadas pelo país desde 2010, Oeiras volta a receber mais uma edição, naquela que será a quinta vez que a cidade acolhe o evento.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Monte Velho oferece vouchers de 20€ na FNAC e Wook na compra de duas garrafas

Têm é de ser rápidos, pois somente 450 felizardos é que vão conseguir aproveitar.

Phone House vai encerrar lojas em Portugal

Há vários meses que a situação financeira da empresa dava sinais de fraqueza.

CP – Comboios de Portugal vai ter 22 novos comboios regionais

Tudo devido a um contrato de aquisição assinado com a Stadler.