Odisseia vai estrear documentários dedicados aos comboios que mudaram o mundo

Seis documentários incríveis sobre autênticas maravilhas da tecnologia.

comboios que mudaram o mundo
- Publicidade -

Quando falamos de progresso, poucas invenções representaram uma ruptura tão radical com o passado como o comboio. Agora, e a pensar naqueles interessados neste tão necessário meio de transporte, seja de pessoas ou de mercadorias, o canal Odisseia vai estrear Comboios que mudaram o mundo, um série de seis documentários que, desde o comboio a vapor, aos super-rápidos da atualidade, dá a conhecer alguns dos comboios mais icónicos da História, analisando o contexto em que surgiram e o impacto que causaram.

Os primeiros dois são exibidos já esta terça-feira, dia 5 de janeiro. Às 22h30 é exibido O Primeiro Impacto, que dá a conhecer a primeira linha de caminho-de-ferro comercial do mundo e a forma como, em apenas 20 anos, o caminho-de-ferro transformou a Grã-Bretanha num colosso industrial. Logo de seguida, às 23h30, vai para o ar Era de Liberdade, abordando os anos que precederam a Guerra de Secessão, altura em que uma rede clandestina utilizou o caminho-de-ferro para ajudar escravos a fugir das plantações do sul dos Estados Unidos em direção aos estados livres e ao Canadá.

Já a 12 de janeiro estreiam mais dois documentários. Pelas 22h30, o canal Odisseia estreia Intrépido Muno Novo, que dá a conhecer a década de 1930, altura em que o comboio a vapor atinge o seu zénite na Europa com o Flying Scotsman ou o Mallard, nos Estados Unidos, o Burlington Zephyr ou o Streamliner, que podemos ver nos clássicos de Hollywood. Logo de seguida, às 23h30, o destaque vai para Monstros de Metal, onde poderemos constatar como é que comboios como o Consolidation impulsionaram a venda por catálogo e a indústria da publicidade, ou como, durante a Segunda Guerra Mundial, o Big Boy, da Union Pacific, ajudou os aliados no transporte de tropas e material bélico.

Por sua vez, a 19 de janeiro, também pelas 22h30, o canal exibe O Mundo em Movimento, um trabalho que revela como, à medida que as viagens entre cidades se tornaram mais fáceis, viajar pelo meio delas foi-se tornando um pesadelo. A solução chegou com uma ideia ambiciosa: um comboio a vapor que passasse através de um túnel, por baixo de Londres, a cidade mais movimentada do mundo.

Finalmente, a 26 de janeiro, às 22h30, é Supercomboios que encerra esta série especial, explicando como é que os japoneses usaram tecnologia desenvolvida na Segunda Guerra Mundial para criar um dos comboios de maior êxito de sempre: o comboio-bala. Reduziu os tempos de viagem, bateu recordes e fez o Japão passar a ser cenário mundial da velocidade. Conheceremos ainda o comboio de levitação magnética (Maglev) e saberemos porque o verdadeiro campeão do comboio de alta velocidade é a China, local onde existe o maior número de linhas de alta velocidade do mundo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Grupo Barraqueiro pretende usar carruagens espanholas para ligar Braga a Faro

O objetivo é tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal.

Vai avançar o projeto para a quadruplicação da Linha de Cintura e modernização da do Norte

O projeto envolve a execução de intervenções numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros.

CP vai vender bilhetes a 1€, mas apenas para um dia em específico

Uma promoção válida para bilhetes de ida e volta.

CP repõe a totalidade de lugares disponíveis nos comboios apenas com lugares sentados

Fica sem efeito qualquer limitação imposta no âmbito da pandemia COVID-19.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Afinal, a tarifa social da Internet não vai ter os serviços propostos pela Anacom

Menos velocidade e menos gigabytes. Estará disponível a partir de 1 de janeiro de 2022.

Makro Portugal tem 15 cabazes de Natal disponíveis a pensar nesta época

Há para todos os gostos... e para todos as carteiras.