Vai ser criado um observatório de preços para evitar a especulação dos bens alimentares

Este observatório irá criar um projeto piloto com produtos representativos do cabaz alimentar, o que permitirá o conhecimento dos preços dos produtos em todas as fases da formação de valor.

- Publicidade -

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, determinou esta semana a criação do Observatório de Preços Nacional é Sustentável, que terá por missão a avaliação dos impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor.

É igualmente objetivo do Observatório de Preços garantir uma monitorização eficaz dos custos e preços ao longo da cadeia de valor agroalimentar.

A decisão de criação do Observatório de Preços, feita por via de um despacho interno da Ministra, surge como resposta à atual conjuntura de aumento de custos e de fatores de produção, que se traduzem numa tendência inflacionista dos bens alimentares.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação pretende assegurar que os preços dos bens alimentares ao consumidor cumprem os racionais e fundamentos de mercado, e não movimentos especulativos ou desagregados da respetiva transmissão de custos ao longo da cadeia agroalimentar.

Na fase de arranque, o Observatório de Preços Nacional é Sustentável irá criar um projeto piloto com produtos representativos do cabaz alimentar, o que permitirá o conhecimento dos preços dos produtos em todas as fases da formação de valor.

O Observatório ficará a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), devendo a Autoridade de Gestão do PDR 2020 abrir um aviso, no âmbito da Rede Rural Nacional, com vista ao seu financiamento.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Netflix confirma a segunda temporada de Bienvenidos a Edén

Nova série espanhola da Netflix está a fazer enorme sucesso por todo o mundo.

Temtem sai do early-access com lançamento oficial em setembro

A versão final desta alternativa a Pokémon está finalmente a caminho.

Festivais Primavera Sound vão aceitar pagamentos com criptomoedas

Os festivaleiros poderão pagar nos bares instalados nos festivais do Porto e de Barcelona utilizando as suas criptomoedas.