Porém, e para minimizar os impactos da intervenção, será permitida a passagem de peões em situação condicionada.
O tabuleiro inferior da Ponte Luís I, que liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, vai ser encerrado ao trânsito automóvel a partir das 00h de 14 de outubro, quinta-feira da próxima semana, no âmbito das obras de reabilitação conduzidas pela IP – Infraestruturas de Portugal.
A empreitada de Reabilitação e Reforço do Tabuleiro Inferior da Ponte Luís I sobre o Rio Douro, da responsabilidade da IP – Infraestruturas de Portugal, tem um prazo de execução de aproximadamente 12 meses, estando orçada em cerca de 3,3 milhões de euros.
A intervenção na Ponte Luís I tem como objetivo reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos, e outras que venham a ser identificadas no âmbito dos trabalhos a executar.
Além da reparação das situações identificadas, “é necessária a substituição pontual de rebites, a retificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a substituição das juntas de dilatação, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afetados”, descreve a IP.
“A empreitada prevê também o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro”, informa também o comunicado.
O projeto pretende, igualmente, conferir à ponte e, em particular, ao tabuleiro inferior uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias atuais, pelo que a construção de um novo tabuleiro, permitirá eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas.
A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro.
Portanto, e até que a ponte volte a funcionar normalmente, o tráfego automóvel será encaminhado por percursos recomendados. Quem circular na zona da Ribeira ou zona central do Porto, e pretender aceder à margem de Vila Nova de Gaia, deverá seguir em direção à Ponte do Infante. Já o trânsito proveniente da zona oriental da cidade será encaminhado para a Ponte do Freixo, ao passo que o tráfego rodoviário da zona ocidental terá como acesso preferencial a Ponte da Arrábida. Todas estas recomendações estarão devidamente sinalizadas pela Câmara do Porto, que colocará, durante os próximos dias, sinalização adequada para o efeito.
Ainda que a circulação automóvel fique vedada à Ponte Luís I durante o período de obra, o mesmo não acontecerá com a circulação pedonal, que foi possível salvaguardar através de plataformas especificamente montadas para este fim.