Obras na Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz, começam no final do mês. Ponte estará fechada no período noturno

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Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 21 meses.

A Infraestruturas de Portugal reuniu hoje com o Executivo da Câmara Municipal da Figueira da Foz e com representantes de empresas, de associações, de sindicatos, de outras entidades públicas, para apresentar a empreitada de reabilitação e reforço na Ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego, que tem início no próximo dia 31 de outubro.

Tal como foi hoje transmitido e dada a complexidade dos trabalhos, para segurança dos automobilistas e trabalhadores da obra, será necessário implementar condicionamentos de trânsito de forma faseada.

Com o início dos trabalhos será condicionado o tráfego rodoviário, mantendo-se a circulação de uma via em cada sentido e cortado o tráfego pedonal. Estes condicionamentos irão manter-se até ao final da empreitada.

Com o evoluir da obra e para a realização dos trabalhos de nivelamento da superfície do tabuleiro e tensionamento dos cordões dos tirantes, em 2023, torna-se imperativo o corte da circulação em período noturno.

Dada a natureza imperativa deste condicionamento a IP está a articular com as entidades competentes as condições de utilização da A17 pelo trânsito desviado.

As intervenções preconizadas consistem essencialmente na substituição integral do sistema de tirantes da ponte por um sistema de nova geração, bem como a beneficiação geral da obra, nomeadamente:

  • Proteção das superfícies de betão das torres;
  • Proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte;
  • Limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo reparação dos módulos danificados;
  • Substituição do revestimento existente nos passeios;
  • Substituição das juntas de dilatação;
  • Alteração do sistema de iluminação pública;
  • Limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.

Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 21 meses.

A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.

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