O custo da empreitada é de 55,3 milhões de euros.
As obras atualmente a decorrer na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia deverão estar concluídas no início de 2023, disse fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP), em resposta à Lusa, na semana passada.
A IP disse que “a renovação de via encontra-se concluída desde Espinho (exclusive) até à estação de Gaia (exclusive)”, estando atualmente em curso, “além da renovação das linhas da estação de Gaia, a instalação de duas novas linhas na zona da estação técnica a norte de Francelos”.
“Em paralelo, decorrem trabalhos nas estações e apeadeiros e em obras de arte, encontrando-se já concluídas duas passagens inferiores pedonais e uma passagem inferior rodoviária, e em fase de conclusão três passagens superiores pedonais”, de acordo com a mesma fonte.
A gestora das infraestruturas ferroviárias nacionais adiantou também que já estão em curso as obras na estação das Devesas, cujo interface com a linha Rubi do Metro do Porto está prevista. No entanto, essa empreitada para a interligação com o metro não avançará já nesta empreitada.
O custo desta empreitada, no âmbito do programa Ferrovia 2020, é de 55,3 milhões de euros.