O compromisso da autarquia é continuar a investir em infraestruturas que proporcionem melhor qualidade de vida aos seus habitantes.
O Município de Óbidos apresentou, na passada segunda-feira, dia 20 de janeiro, uma série de iniciativas em curso nas áreas da habitação e da educação, com especial destaque para a construção de novas habitações e o aumento da oferta de creches no concelho.
Estão previstas a construção de 28 habitações, sendo 22 no âmbito do programa 1º Direito e seis destinadas a rendas controladas, além de 19 reabilitações de espaços municipais e cinco intervenções em habitações de famílias abrangidas pelo programa Re-Habitar, que resulta de uma parceria com a associação Just a Change. Estas ações visam beneficiar cerca de 156 pessoas.
As novas habitações serão erguidas em três localizações distintas: em A-da-Gorda, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2027; na Rua Municipal Bairro dos Arcos, com a obra a terminar no quarto trimestre de 2027; e na Rua João de Deus/Rua do Ginásio, que deverá estar finalizada no segundo trimestre de 2028.
Em termos de reabilitação, os trabalhos serão realizados em várias ruas do concelho e em empreendimentos habitacionais, com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2027. As intervenções incluirão habitações nas ruas Nova, Antão Moniz, Padre Nunes Tavares e Porta Senhora da Graça, no Lote 1 (com nove apartamentos T2), no Lote 2 em Amoreira (com dois T0, dois T2 e dois T3), no Lote 3 na Rua Moinho Velho, em A-da-Gorda (um T2), e no Lote 4 no Bairro da Portela, em Amoreira (um T4, um T0 e um T2).
No que diz respeito à oferta de creches, o município está a trabalhar na requalificação de dois espaços: um em Usseira, com o antigo Jardim de Infância a ser transformado numa nova creche, e outro em A-dos-Negros, na antiga Escola Básica Integrada (EBI 1), que será adaptada para este fim. Ambas as creches terão capacidade para 28 crianças e deverão ser concluídas no segundo trimestre de 2026.