O que podes fazer para protegeres a tua Xbox e os teus dados

Em janeiro deste ano, uma enorme fuga de informações de emails e palavras-passe comprometeu cerca de 700 milhões de utilizadores de várias plataformas online: Amazon, PayPal, Steam, PSN e Xbox Live, entre outras.

- Publicidade -

Este foi só mais um de vários ataques com roubo de dados pessoais a juntar à extensa lista de 2018. Se fores utilizador da Xbox e da Xbox Live, vais descobrir neste artigo como te podes proteger de algum hacker ou alma mal intensionada que pode querer espreitar pelo buraco da fechadura da tua consola.

Mas como me posso proteger desses tipos? Através de uma VPN, uma ferramenta cada vez mais essencial para utilizadores de Internet que se prezem com a segurança online, seja de PCs, portáteis, smartphones ou tablets e, mais recentemente, de consolas.

Com uma VPN, é possível encriptar dados de uma forma simples e aceder à Internet através de uma ligação segura, e mesmo os aparelhos que não disponibilizam qualquer app de VPN, como a Xbox One ou a PS4, já permitem a adaptação de VPNs.

Embora não seja tão simples como outros dispositivos, também não precisas de ser um ás da programação para o conseguires. Nós dizemos-te como.

Xbox Live Party Chat

Olá VPN, Bem-vindos jogos bloqueados

Antes de passarmos à prática, deves saber que a utilização de um servidor através de VPN vai também reduzir o lag dos teus jogos online, porque a maioria dos VPNs ligam as consolas através de P2P e servidores de gaming, que enviam o tráfego através de “hot points” entre os servidores.

Mas há mais. Ao ligares-te através de VPN, também vais poder aceder a jogos bloqueados no teu país. Como bom gamer que és, certamente queres aceder a jogos que só estão disponíveis, por exemplo, no Japão, ou estás ansioso por experimentar um jogo que ainda não está disponível no mercado português, mas já saiu na América Latina.

Usando um VPN, podes aceder a todos os jogos deste mundo e do outro, e ainda aceder a outros conteúdos bloqueados geograficamente, como conteúdos da Netflix e outras apps da Xbox Live.

xbox one games

Mas voltemos à segurança com VPN

A forma mais fácil de instalar uma VPN na tua Xbox One é configurares uma VPN no teu router Wi-Fi e podes fazê-lo de duas formas: A primeira opção é comprar um router de Wi-Fi que suporte serviços de VPN. Existem vários operadores disponíveis online que podes encontrar com uma simples pesquisa no Google.

Pode ser uma opção cara, mas é a forma mais fácil e rápida de colocares segurança extra na tua Xbox One e em qualquer outro dispositivo no teu Wi-Fi de casa.

Se não estiveres disposto a gastar uns euros extra, tens a segunda opção, que é comprares a tua própria VPN e efetuares a configuração manualmente no teu router Wi-Fi. O senão é que a instalação varia conforme as marcas de router e fornecedores de VPN. Para configurares uma VPN na tua Xbox, só tens de seguir estes passos:

  1. Instala o software VPN no teu PC
  2. Liga o cabo Ethernet entre a Xbox One e o teu PC
  3. No teu PC abre o Painel de Controlo > Centro de Rede e Partilha > Alterar definições da placa.
  4. Clica com o botão direito no teu VPN e seleciona Propriedades.
  5. Abre a tab “Partilhar” e ativa a opção “Permitir a outros utilizadores de rede ligar através da ligação à Internet deste computador”.
  6. Verifica a ligação na tua Xbox. Se estiver tudo correcto, deves estar ligado à Xbox Live através duma VPN.
vpn security

Hey, mas eu tenho um Mac

Não há problema, não nos esquecemos de ti. Para configurares uma VPN na tua Xbox em sistema Mac, vais precisar do mesmo cabo Ethernet, de verificar se a VPN é compatível com Mac (nem todas são, verifica antes de descarregar) e seguir estes passinhos simples:

  1. Instala a VPN no teu Mac.
  2. Liga o cabo Ethernet entre a tua Xbox One e o teu Mac.
  3. Vai a Preferências de Sistema > Partilha > e escolhe Partilha de Internet na lista à esquerda.
  4. No menu drop down “Partilhar a ligação”, ativa o Wi-Fi.
  5. Na lista “Com computadores que utilizem” ativa Ethernet. Se estiveres com um cabo Ethernet para te ligares à Internet no teu Mac, opta por partilhar a tua ligação através do Wi-Fi.
  6. Ativa a caixinha à direita em Partilha de Internet na lista para ativares a partilha de Internet entre o Mac e a Xbox One. Aparecerá um ícone verde se a ligação for bem-sucedida.
  7. Abre a aplicação de VPN no Mac e liga-te ao servidor que escolheste. Se estiver tudo correcto, deves estar ligado à Xbox Live através dum VPN.

E pronto, agora podes defender-te melhor contra leaks e hackers, e se tudo estiver correto e a tua ligação for estável, deves conseguir jogar com ping perto do 0. Boas jogatanas!

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,401FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Surfshark, a solução para uma navegação segura na Internet

É uma solução completa para as necessidades dos internautas atuais.

Análise – Xbox Series S. Extremamente pequena, extremamente rápida

A máquina mais pequena da geração não perde tempo em colocar os jogos nas nossas mãos.

Apple TV vai chegar ao ecossistema Xbox na próxima semana

Também a PlayStation 5 vai poder contar com a aplicação que permite ter acesso ao serviço Apple TV+.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Horizon Zero Dawn junta-se ao PS Now

Há meia dúzia de novos jogos no serviço de streaming da PlayStation.

Control chega ao Xbox Game Pass juntamente com mais de uma dezena de jogos

Dezembro leva até à subscrição mais de uma de jogos para PC, consolas e smartphones.