O que é um VPN?

- Publicidade -

Descobre o que é e para que serve esta popular ferramenta de acesso à Internet.

A Internet pode ser um lugar fantástico de aprendizagem e lazer, mas acidentalmente pode também ser uma porta aberta à invasão de utilizadores mal-intencionados e ser bastante mais limitadora do que aparenta.

Hoje temos imensas formas de nos manter seguros. Entre firewalls e anti-virus, temos também os VPNs, softwares que nos dão um maior controlo do que podemos consumir de forma segura, anónima e com maior liberdade.

Mas, afinal, o que é uma VPN? E como é que funciona? Abreviatura de Virtual Private Network, é no fundo uma ligação paralela à que usamos diariamente com os nossos operadores de serviço. Uma ligação mascarada, que nos religa a servidores dedicados, escondendo o nosso IP original, dando ao utilizador uma série de benefícios únicos durante a navegação e consumo de conteúdos.

Estas ligações a servidores VPN são, por norma, mais seguras, com sistemas de encriptação mais difíceis de quebrar, tornando mais difícil o trabalho dos hackers. Ao mesmo tempo, podemos também criar uma “identidade digital” falsa e, assim, navegar de forma segura e anónima.

Wi-Fi público mais seguro

Os VPNs são, por isso, uma solução ideal para quem tira partido de redes públicas, como a rede de uma escola, de um parque, restaurante, loja, entre outras. Redes que, por norma, são menos seguras e onde os hackers podem facilmente infiltrar-se nos nossos dispositivos, roubando informações como logins nas nossas contas de redes sociais, mensagens e registos, dados bancários e outros pessoais.

Assim, quando recorremos a um VPN, o sistema de encriptação avançado destes canais funciona como um escudo de proteção, para além de também nos esconder.

A melhor ligação, sempre

Outra funcionalidade dos VPNs pouco conhecida é a capacidade de garantir aos utilizadores a melhor velocidade possível. Hoje em dia, os operadores podem diminuir a qualidade do seu serviço limitando velocidades, quando acha que o utilizador está a consumir demasiados dados. Isto pode, como é obvio, afetar a forma como navegamos na Internet. Consequentemente, afeta os serviços de streaming que temos ao nosso dispor, a velocidade das transferências e a qualidade das sessões de jogo online.

Para evitar que as operadoras o façam sem grande justificação ou de forma inesperada, um VPN pode ser uma solução para prevenir estas limitações surpresa. Através de um novo IP, os operadores têm dificuldade em observar a atividade dos utilizadores e, assim, é diminuída a chance de termos velocidades limitadas. Ao mesmo tempo, é aumentada a privacidade dos utilizadores em relação às operadoras.

Sem restrições ou limites

Uma das razões pelas quais os utilizadores mais casuais usam VPNs é para fugirem a limitações e bloqueios. Quem nunca quis ver uma série ou filme da Netflix que não está disponível no seu país? Ou abrir aquele vídeo de YouTube que está bloqueado? Ou aceder a serviços e sites apenas para leitores e utilizadores de outros países? Os VPNs vêm resolver este problema. Com um bom VPN, o utilizador pode escolher um servidor de outro país, fingir uma nova nacionalidade e, dessa forma, usufruir de conteúdos e serviços não disponíveis na sua região. E em alguns casos, jogar videojogos com amigos de outras regiões do mundo.

Segurança adicional

Segurança é, como já vimos, um dos pontos chave de um VPN, e esta é conseguida de várias maneiras. Ao usar um VPN, o utilizador liga-se a um servidor disponível pelo serviço, no qual lhe é atribuído um novo IP, escondendo o original. Desta forma, os sites nunca sabem a verdadeira origem do utilizador.

Com isto atinge-se o anonimato. Nem os sites, nem as operadoras, nem almas mal-intencionadas descobrem com facilidade a atividade dos utilizadores, dependendo da oferta e da qualidade dos vários VPNs disponíveis.

Uma das melhores soluções no mercado é a NordVPN, da Nord Security. Com o NordVPN, os utilizadores podem tirar partido de funcionalidades únicas como o protocolo NordLynx, que permite as melhores ligações com as melhores velocidades possíveis, ou de camadas de segurança conseguidas com protocolos de OpenVPS e IKEv2/IPsec.

O NordVPN é também uma solução versátil e multiplataforma onde, com uma única conta, os utilizadores podem beneficiar de várias vantagens em seis dispositivos em simultâneo, como PCs Windows, Linux, MacOS, dispositivos Android, iOS e browsers como o Chrome e Firefox.

Com mais de 5200 servidores em 60 países, o NordVPN quebra as barreiras e os limites da navegação, com acesso a conteúdos que não serão acedidos de outra forma, se não com um VPN.

Com uma utilização intuitiva e fácil de entender, o NordVPN conta com um suporte ao cliente disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para garantir o máximo de segurança possível e tirar qualquer dúvida que os clientes tenham sobre os serviços disponíveis e as ligações que fazem.

E para uma navegação mais protegida, o NordVPN conta agora com uma nova funcionalidade, a Threat Protection, que adiciona uma nova camada de proteção que autonomamente bloqueia sites maliciosos, publicidades e outras ligações invisíveis, que podem infetar os nossos sistemas informáticos.

Para mais informações e para ficarem a conhecer todos os benefícios do NordVPN, visitem a sua página oficial e escolham a melhor opção para a vossa navegação.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados