A ferramenta de inteligência artificial da Microsoft vai entrar num período de testes em abril pelos membros do programa Xbox Insiders.
A Microsoft vai começar a integrar a sua ferramenta de inteligência artificial Copilot na Xbox e em jogos para PC. Inicialmente apresentado em 2024, o Copilot para jogos foi concebido para ajudar os jogadores em várias tarefas, como encontrar novos títulos, relembrar mecânicas e facilitar progressão dentro dos próprios jogos. Os primeiros testes para esta versão do Copilot irão começar em abril, através do programa Xbox Insiders, antes de um lançamento aberto a mais utilizadores.
Em jogos, o Copilot funciona como um guia interativo, que permite que os jogadores consultem estratégias e obtenham diversas dicas sobre os jogos. Durante um recente episódio do podcast oficial da Xbox, a ferramenta foi demonstrada em jogos como Age of Empires IV, Overwatch 2 e Minecraft, onde é possível comunicar com o jogo através de conversas com o assistente, que oferece rapidamente feedback contextual. Fatima Kardar, vice-presidente corporativa de gaming AI, reforça que os jogadores terão sempre controlo total sobre a ferramenta, afirmando que os jogadores “Decidem como e quando interagir com o Copilot, garantindo que este melhora, e não interrompe, a experiência de jogo.”
A Microsoft continuar assim a apostar em inteligência artificial generativa, tanto para jogadores como para estúdios. Um desses exemplos foi o recém anunciado Muse AI, uma controversa ferramenta de apoio à “criação” de jogos. Já a Activision Blizzard, atualmente subsidiária da Microsoft, também tem explorado a tecnologia para criação de elementos visuais em Call of Duty: Black Ops 6 e até para avaliar o interesse em possíveis novos jogos.