NOWO vai acelerar investimento em Portugal com a conclusão do leilão 5G

A estratégia de crescimento inclui a construção de uma rede móvel 5G, a modernização da rede fixa atual da NOWO que abrange 1 milhão de casas e o desenvolvimento de uma nova rede própria de FTTH que tem como objetivo atingir mais 1 milhão de novas casas, tanto na Grande Lisboa como no Grande Porto.

- Publicidade -

A conclusão do leilão 5G vai permitir à NOWO acelerar no desenvolvimento de diversos projetos, que são essenciais para a estratégia de crescimento.

A NOWO concluiu a sua participação no leilão de 5G com um investimento final superior a 70 milhões de euros na aquisição de espetro, confirmando assim o seu compromisso de investimento em Portugal.

A participação da NOWO no Leilão 5G está integrada num projeto industrial ambicioso, que inclui o desenvolvimento de uma rede móvel 5G em Portugal e também a implementação de tecnologias de fibra ótica de última geração para a modernização da rede atual, que abrange quase um milhão de casas em Portugal.

O desenvolvimento da rede móvel da NOWO arrancou com a implementação de um novo Core 5G, adjudicado à Ericsson, que terá como objetivo a criação de uma rede independente que suportará o rápido crescimento da empresa na aquisição de clientes do serviço móvel em Portugal. Vão ser desenvolvidas mais de 1.000 estações base 5G numa primeira fase.

A modernização da rede fixa atual da NOWO, que irá abranger numa primeira etapa cerca de 440.000 casas e empresas, permitirá oferecer aos atuais clientes velocidades de Internet até 1,2Gbps. O projeto foi adjudicado durante este mês de outubro e contando com a sua finalização no prazo de um ano.

Em paralelo, a NOWO já disponibilizou serviços de alta velocidade na sua nova rede de fibra ótica de última geração em 20.000 casas na Urbanização do Infantado (Loures) e Odivelas. Esta trata-se da primeira rede XG-PON em Portugal, sendo a mais avançada do mercado e com maior potencial, pois permite oferecer velocidades até 10Gbps, comparativamente com as velocidades de 1Gbps oferecidas atualmente no mercado.

Esta nova infraestrutura de fibra ótica (FTTH) permitirá alcançar numa primeira fase cerca de um milhão de casas no Grande Porto e Lisboa.

O objetivo a médio prazo é contar com a rede mais avançada de fibra ótica com uma cobertura perto de 2 milhões no segmento residencial e empresarial, complementarmente com uma rede móvel 5G de última geração.

A NOWO irá concluir o ano 2021 com um investimento na ordem dos 100 milhões de euros, sendo que está previsto um investimento superior a 500 milhões de euros nos primeiros cinco anos para o qual temos recebido diversas abordagens por parte de fundos de infraestruturas.

Com a entrada do Grupo MASMOVIL, foi implementado um plano de desenvolvimento de negócio, que tem como objetivo potenciar o crescimento da NOWO em Portugal. Face às dificuldades de acesso às redes existentes, a NOWO adotou investimentos em redes próprias tanto de fibra como de móvel.

A NOWO desenhou um projeto ambicioso de melhoria de toda a sua rede, que é composta por uma rede de fibra ótica troncal com mais de 2.000 km que percorre todo o país, unindo todas as principais cidades em múltiplos anéis para garantir a fiabilidade do serviço. Para a sua concretização foi adjudicado, à empresa finlandesa Nokia, uma nova rede de transporte DWDM de última geração, com velocidades de transmissão Gigabit, cuja última fase se lançará até ao final deste ano.

A implantação da primeira fase da rede DWDM, que abrange a Região do Porto e Lisboa, está incluída neste mesmo projeto e terá sido finalizada no passado mês de agosto.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Depois da concorrência, MEO disponibiliza 5G a todos os seus clientes

Grátis até ao final de janeiro. A partir daí, alguns tarifários terão de pagar 5€/mês.

Vodafone disponibiliza 5G a título experimental a todos os clientes

A todos os clientes e em todos os tarifários, importa salientar.

Clientes NOS já podem ter acesso ao 5G

Basta utilizar, para já, um tarifário específico.

Terminou o leilão do 5G, com a NOS a sair vencedora

O compromisso da NOS é colocar o 5G ao serviço de todos.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Concertos de Emma Ruth Rundle em Portugal foram adiados

Dito isto, guardem os vossos bilhetes.

Há novos jogos e aventuras à espera no Xbox Game Pass

Hitman a triplicar e Rainbow Six a dobrar na segunda vaga de jogos do mês.

Sonae Campus transforma-se num laboratório dedicado à sustentabilidade e eficiência de edifícios e comunidades

Projeto PROBONO envolve 47 parceiros de 15 países e pretende fomentar espaços sustentáveis de referência para o futuro, sendo um localizado em Portugal.