Preparem-se: a caça à multa vai começar.
Muito já se falou sobre os novos radares de controlo de velocidade, algo que promete dar muitas dores de cabeça aos condutores e que parece promover uma verdadeira caça à multa, além de obrigar os condutores a circular a velocidades mais baixas.
Na verdade, já desde 2020 que sabíamos da iminência de novos radares, quando foi aprovado o aumento do número de locais de controlo de velocidade do SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Na altura, já se falava dos 50 novos radares: 20 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV) para o controlo de velocidade média entre dois pontos e 30 LCV de velocidade instantânea. Ora, os dispositivos já deveriam estar a funcionar, mas a verdade é que esse não é o caso.
No ano passado, à Agência Lusa, a ANSR justificou a demora da entrada em funcionamento deste sistema “com o atraso do fornecimento dos equipamentos decorrente da situação excecional nas cadeias de abastecimento resultantes da pandemia da doença covid-19, da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia”.
Na altura, a ASNR previa que estes radares entrassem em “funcionamento progressivamente ao longo do primeiro trimestre de 2023”, mas não foi esse o caso. Recentemente, ficámos a saber que a previsão era de colocar estes radares de velocidade média fiquem ativos algures durante o verão, e agora sabemos exatamente quando: 1 de setembro.
A ANSR anunciou hoje, na sessão pública na EN10 no Montijo, com a presença da Senhora Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que a partir de 1 de setembro, de forma faseada, o SINCRO duplica a sua capacidade, de 61 para 123 locais de controlo de velocidade. Nesta data, entram em funcionamento 37 novos locais de controlo de velocidade, 12 deles com o controlo da velocidade média.
Aqui em baixo, na galeria, conseguirão perceber a localização dos novos radares de velocidade média, identificados como Vm.
Os novos radares introduzirão em Portugal o controle de velocidade média entre dois pontos e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si.
Quando estiverem em funcionamento, haverá um sinal de trânsito, o H42, a alertar da existência do radar.