Novos autocarros elétricos TUT já começaram a circular em Tomar

- Publicidade -

Vêm substituir os primeiros autocarros, já com mais de 15 anos de uso.

Os Transportes Urbanos de Tomar tiveram o seu início a 19 de setembro de 2005. Desde então, até hoje têm funcionado em contínuo com uma frequência de passagem de 20 minutos, transportando em média mais de 500 passageiros por dia.

Com os Transportes Urbanos, o município pretende assegurar à comunidade e a quem visita Tomar um serviço público de transporte adaptado às diferentes necessidades de mobilidade e que permite a articulação entre o centro histórico e a zona norte da cidade nomeadamente aos estabelecimentos de ensino, unidades de saúde e hipermercados.

As preocupações com as questões ambientais e com a qualidade do serviço prestado são uma constante, pelo que o município de Tomar já tinha dito que se estaria a esforçar para garantir que a frota utilizada seja amiga do ambiente e que o acesso a pessoas com mobilidade condicionada seja o mais facilitada possível.

E 2023 trouxe mesmo mudanças. Desde o passado dia 4 de janeiro que a Vale do Ave Transportes deixou de ser o prestador de serviços dos Transportes Urbanos de Tomar (TUTomar), passando o serviço a ficar a cargo da RM Tejo – Transportes Rodoviários de Passageiros.

Serão mantidos todos os itinerários e paragens, com as trocas dos cartões/passes para o novo formato a serem efetuadas no posto de venda da Central de Camionagem, sem qualquer custo adicional para o utente.

Mas a grande mudança nem será esta. É que já entraram ao serviço no município os novos autocarros elétricos. Chegados à cidade no passado mês de dezembro, e após algum trabalho gráfico, já circulam pelas ruas de Tomar os autocarros da Karsan, fabricados na Turquia.

Com 4,8 metros de comprimento, as viaturas, que vieram substituir os primeiros autocarros, já com mais de 15 anos de uso, podem transportar um máximo de 26 pessoas, entre lugares e de pé.

A Tomar já chegaram seis autocarros elétricos da Karsan, que custaram 1.909.944€.

Nota: Imagem ilustrativa

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes