Todos da Caetanobus.
Em janeiro do ano passado, a Caetanobus anunciava que iria fornecer mais 30 autocarros 100% elétricos e.City Gold à Carris, incluindo o fornecimento de infraestruturas e sistemas de carregamento.
Os 30 autocarros “possuem agora uma nova versão de baterias, que fornecem uma autonomia melhor e que permite aos operadores realizarem rotas mais longas, com o mesmo carregamento”, lia-se no comunicado partilhado na altura, e contam “com novos sistemas de auxílio à condução”, como o sistema de retrovisão por câmaras (substituindo os espelhos retrovisores convencionais, por especificação do operador); sistemas de radar para alertar para a distância dos veículos à frente; e sistemas para avisar da existência de pedestres, ciclistas e scooters/trotinetes junto dos autocarros.
O objetivo é que estes sistemas promovam “uma condução mais segura, não só para motoristas e passageiros, mas também para todos os cidadãos”, referia então a Caetanobus.
Além dos autocarros, o contrato previa ainda o fornecimento de 16 carregadores Siemens (produzidos em Corroios), além de um sistema de controlo e monitorização das infraestruturas de carregamento.
Pois bem, a novidade é que, por estes dias, alguns dos novos autocarros elétricos já circulam por Lisboa. Já os podem encontrar em algumas carreiras, sendo que vieram reforçar o serviço e a sustentabilidade da frota da Carris.
O objetivo da empresa é continuar a “contribuir para uma cidade melhor”.
Fotos: Carris