Novo malware assombra utilizadores do macOS

- Publicidade -

Todo o cuidado é pouco.

Ao contrário do que muitos pensam, os sistemas operativos da Apple não estão imunes a ataques de malware. E há mais uma prova de que estes computadores também podem ser infetados. Banshee Stealer é o nome da nova dor de cabeça de quem utiliza um computador da Apple. Foi projetado para ser executado nas arquiteturas macOS x86_64 e ARM64 e representa um sério risco para os utilizadores, pois tem como alvo informações vitais do sistema, dados do navegador (como histórico, cookies, nomes de utilizador e passwords) e carteiras de criptomoedas.

Apresentado num fórum e desenvolvido por hackers russos, o Banshee Stealer é oferecido com uma assinatura que custa 3.000 dólares por mês (mais do que os normalmente exigidos para malware direcionado a dispositivos baseados em Windows). Isso confirma que este tipo de ferramenta para macOS está claramente a crescer, à medida que o sistema operativo está a tornar-se num alvo cada vez mais tentador para ameaças cibernéticas.

O Banshee Stealer tem como alvo uma ampla variedade de navegadores, carteiras de criptomoedas e cerca de 100 extensões de navegador, tornando-o uma ameaça altamente versátil e também muito perigosa. Em particular, os afetados pelo mesmo são os dispositivos macOS com processadores Intel e ARM e os navegadores mais populares, como Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Opera, OperaGX, Yandex, Brave e Vivaldi.

malware

Como opera este novo malware?

Para se infiltrar no sistema e obter acesso aos dados, o malware apresenta às suas vítimas solicitações de falsas passwords. Por exemplo, após a abertura de um programa, aparece uma notificação a solicitar a atualização das configurações do sistema e, para confirmar o suposto processo, o interessado deverá inserir a sua senha.

Para evitar surpresas desagradáveis, como sempre, o conselho é atualizarem constantemente o sistema operativo e terem instalado um bom antivírus.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados