E vem com um packaging 50% feito a partir de material reciclado.
A utilização de óleos alimentares na preparação das refeições é um hábito muito enraizado entre os portugueses. Contudo, o seu uso frequente implica a sua substituição, gerando uma enorme quantidade de resíduos, que acabam por ser desperdiçados – só para terem noção, uma simples gota de óleo tem a capacidade de poluir 20 litros de água potável.
Desta feita, e para provar que uma garrafa de óleo alimentar pode ter muito em comum com um detergente de limpeza doméstica, a Auchan começou a vender um novo detergente com vista a reduzir o desperdício e a promover a economia circular.
Chama-se ECOX e está disponível em várias versões: detergente para roupa, detergente para loiça, multiusos, abrilhantador para loiça da máquina, detergente para o chão, desengordurante multi-superfícies e amaciador para a roupa. A fórmula líquida, desenvolvida pela Universidade de Coimbra, reúne componentes como o glicerol e os ácidos gordos, transformando os resíduos num produto útil e amigo do ambiente.
“A vertente sustentável está, também, presente nas embalagens dos detergentes, que se caracterizam pela sua versatilidade (a mesma embalagem pode servir para diferentes produtos e aplicações) e pelo seu design ecológico, uma vez que foram pensadas e criadas para terem um menor impacto em todas as fases do processo (produção, enchimento e transporte)”, refere a Auchan em comunicado. De facto, o packaging é 50% feito a partir de material reciclado.
Os produtos já estão disponíveis no site da Auchan e nas lojas físicas, com preços a começarem nos 3,09€.