O novo BMW M2 CS eleva a fasquia nos compactos desportivos com mais potência, menos peso e foco na condução em pista.
A BMW elevou novamente a fasquia no segmento dos desportivos compactos com a apresentação do novo BMW M2 CS, revelado em Villa d’Este. Esta versão especial, baseada na segunda geração do M2, adota uma abordagem mais radical ao nível da engenharia e da experiência de condução, com uma ligação direta ao universo da competição.
O BMW M2 CS distingue-se pela incorporação de diversas melhorias técnicas e estruturais destinadas a maximizar a eficácia dinâmica, mantendo-se fiel à filosofia da divisão M da marca alemã. O motor de seis cilindros em linha, equipado com tecnologia M TwinPower Turbo, passa a debitar 530 cavalos e disponibiliza um binário máximo de 650 Nm entre as 2.650 e as 5.730 rpm, superando largamente os números do M2 convencional.
De série, está equipado com uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic, que transmite a potência exclusivamente às rodas traseiras. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 3,8 segundos, colocando o BMW M2 CS em pé de igualdade, em termos de prestações, com modelos como os M3 e M4 Competition com tração integral.
A redução de peso foi uma prioridade no desenvolvimento desta versão. A utilização extensiva de fibra de carbono (CFRP) em componentes como o tejadilho, capot, consola central e elementos do difusor traseiro permitiu eliminar cerca de 30 kg face ao M2 de base. As jantes forjadas em liga leve – 19 polegadas à frente e 20 atrás – calçam pneus de pista, reforçando a orientação desportiva do modelo.
O chassis foi alvo de uma afinação específica, com alterações nos amortecedores, molas, direção e sistemas eletrónicos de controlo. O objetivo foi apurar o comportamento tanto em estrada como em circuito. De série, o modelo inclui o diferencial Active M e o sistema de travagem M Compound, estando disponível, em opção, um conjunto de travões carbocerâmicos.
O desenho exterior reflete igualmente o foco na performance. Entre os elementos exclusivos contam-se a grelha dianteira em preto, um novo splitter dianteiro, o tejadilho em carbono, um difusor traseiro redesenhado e um spoiler traseiro discreto em estilo “ducktail”, integrado numa nova tampa da bagageira em CFRP. A paleta de cores inclui quatro opções: Sapphire Black, Brooklyn Grey, Portimao Blue e o exclusivo Velvet Blue desenvolvido pela BMW Individual.
No interior, predominam materiais leves e soluções orientadas para a condução. Os bancos M Carbon, o volante em Alcantara, a consola em carbono e os detalhes vermelhos com a inscrição “CS” compõem um ambiente sóbrio, funcional e centrado na experiência ao volante.
Tal como acontece com outras versões CS da marca, a produção será limitada. O novo BMW M2 CS será fabricado na unidade do BMW Group em San Luis Potosí, no México. Para o mercado português, está prevista a chegada de 30 unidades, com entregas a partir do final do verão de 2025.