Há novas condições para trocas e reembolsos para os bilhetes de comboios da CP

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Ora tomem atenção.

No último dia de fevereiro, a CP enviou um email a informar que, no sentido de simplificar regras e uniformizar o serviço de pós-venda, iria alterar, a partir de 1 de março, as condições de trocas e reembolsos de bilhetes para comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Urbanos.

Dito isto, importa responder a algumas questões.

É possível trocar um bilhete após a compra?

Sim, não há limite ao número de trocas que podem fazer aos bilhetes dos comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional, no prazo de 120 dias após a data da compra.

O pedido pode ser feito no mesmo canal da compra ou em qualquer bilheteira CP até aos 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem inscrita no bilhete e podem ser alteradas todas as condições da viagem, bem como titular e/ou do respetivo documento de identificação.

Caso o novo bilhete seja de valor superior, terão de pagar a diferença. Se for inferior, será devolvida a diferença. No caso de um bilhete de ida e volta, a volta terá de manter as condições e regras do bilhete original.

Qual o prazo para solicitar um reembolso de bilhete?

É possível efetuar o pedido de reembolso dos bilhetes adquiridos nos canais de venda CP (site ou APP CP ou bilheteiras CP), para Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional, até aos 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem indicada no bilhete.

O pedido deve ser feito no mesmo canal da compra ou em qualquer bilheteira. O bilhete pode ser apresentado em papel, em SMS ou na app CP. Para o efeito, tem também de ser apresentado o documento original de identificação indicado no mesmo.

Será devolvida a totalidade do valor pago, mas atenção: é necessário utilizar o mesmo cartão bancário que foi usado no ato da compra. Ou seja, a não apresentação do cartão impossibilita esta operação.

Ultrapassado o prazo dos 15 minutos, antes da partida do comboio da estação de origem indicada no bilhete, não são aceites pedidos de reembolso ou de troca de bilhetes.

Se solicitarmos uma troca de bilhete para preço inferior, o que acontece?

Nas trocas de bilhetes para Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional, para preço inferior, recebemos a diferença. Para bilhetes de preço superior, pagamos a diferença.

É possível pedir o reembolso de um bilhete para os serviços urbanos?

Os bilhetes dos comboios urbanos do Porto, de Lisboa e de Coimbra não são reembolsáveis. Além disso, também não são reembolsáveis bilhetes parcialmente utilizados (utilização de parte do percurso ou viagem de volta num bilhete de ida e volta), bilhetes trocados, bilhetes adquiridos na modalidade TrainSharing, Bilhetes Promo e bilhetes de ida e volta em que uma das viagens inclua o desconto de Bilhete Promo.

Convém também salientar que, no caso de desistência de viagem por motivo imputável à CP, há direito a reembolso integral do preço do título de transporte pago pelo passageiro se, por razões imputáveis à CP, o comboio circule com um atraso superior a 30 minutos, à partida.

Todas as demais alterações podem ser consultadas aqui.

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