Nova versão do Android TV vai chegar com muitas novidades

- Publicidade -

Google revelou que a próxima versão do Android TV vai beneficiar de algumas novidades muito esperadas pelos utilizadores.

Durante o Google I/O 2024, que decorreu nos passados dias 14 a 15 de maio, a Google revelou diversas novidades relativas ao Android 15 e à Inteligência Artificial, e em particular ao Projeto Astra, que promete revolucionar a forma como utilizamos os nossos smartphones. Mas a gigante das pesquisas também aproveitou a oportunidade para discutir o futuro do Android 14 for TV. O sistema operativo, que se encontra em televisores, Box fornecidas por algumas operadoras e outros produtos como o Nvidia Shield TV, vai beneficiar de muitas novidades.

Se os dispositivos com Android TV normalmente são equipados com pequenos processadores e uma pequena quantidade de RAM, é por um bom motivo: para reduzir custos de fabrico. Além disso, como as tarefas atribuídas a este tipo de dispositivos são bastante limitadas (reproduzir vídeos e músicas, ou às vezes jogar pequenos jogos), não há necessidade de utilizar um SoC muito poderoso, como aquele que utilizamos nos smartphones. Contudo, os processadores muitas vezes utilizados pelas fabricantes carecem de alguma potência, já que são os responsáveis por iniciar o dispositivo, navegar no sistema e iniciar as aplicações… algo que muitas vezes é lento, muito lento.

Google vai tornar o Android TV mais otimizado com o Android 14

Se a Google anunciou que o Android TV iria beneficiar de um melhor desempenho, durante o Google I/O, até agora não tínhamos obtido mais informações. Paul Lammertsma, um dos engenheiros da empresa, acaba de revelar mais alguns detalhes sobre essas melhorias. Assim, ficamos a saber que os dispositivos que executam Android TV irão beneficiar de tempos de inicialização mais curtos. O tempo de carregamento do ecrã inicial também será reduzido em mais de 4 segundos, quando o dispositivo estiver completamente desligado.

O Android TV vai também aproveitar-se das otimizações na hora de rolar o ecrã na horizontal ou na vertical. O suficiente para se libertar completamente dos engasgos que acontecem ao rolar, por exemplo, o ecrã inicial. Além disso, Paul Lammertsma promete não só carregamento mais rápido de dados, como a redução de 20% dos mesmos no armazenamento interno.

Android TV

Android TV melhora a gestão de energia

A nova versão do sistema operativo também apresentará dois novos modos de gestão de energia. O modo “baixa energia” poderá desativar a ligação de rede assim que o aparelho entrar em standby. No entanto, as atualizações ainda podem ser realizadas. Quanto ao modo “energia otimizada”, permitirá gerir recursos avançados, como aqueles que permitem controlar uma televisão através do Google Home.

Por fim, outras novidades são anunciadas no Android 14 para TV: a possibilidade de encontrar facilmente o comando, um modo picture-in-picture ou o uso de Inteligência Artifiical para recomendações de séries e filmes.

Já sabemos que esta atualização do Android TV estará disponível ainda durante este ano em alguns dispositivos. No entanto, a Google ainda não especificou em quais, mas nunca é demais lembrar que a implantação de uma nova versão do Android TV pode levar vários meses, ou até um ou dois anos, dependendo das fabricantes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados