Tudo para percebermos se, de facto, temos a velocidade contratada à operadora que nos dá o serviço.
Hoje, dia 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Internet. Por isso, nada melhor que aproveitar a ocasião e utilizar uma nova ferramenta que permite calcular a velocidade de internet fixa e ajudar os consumidores a comprovar as condições anunciadas pelos operadores em Portugal e agir de acordo com o resultado apurado.
A ferramenta surge por parte da Deco Proteste, que revela que as condições dos serviços de fornecimento de Internet fixa nem sempre correspondem ao anunciado. Só em 2020 foram mais de 20 mil contactos e queixas, sendo que os pacotes tv+net+voz constituíram cerca de 85% das questões relacionadas com as telecomunicações. A NOS e a MEO são as operadoras mais referidas nas reclamações sobre a velocidade da internet.
Neste sentido, a Deco Proteste criou uma ação para apelar a melhores condições na prestação de serviços de internet fixa. Para a materializar, a organização de defesa do consumidor disponibiliza uma ferramenta de medição de velocidade de internet, com um processo de reclamação consequente para os casos de medições que apresentem resultados francamente abaixo do contratado.
Devem fazer pelo menos três medições, em dias e horas diferentes. E garantam que seguem estes passos:
- Se possível, façam as medições num computador ligado diretamente por cabo ao router. O cabo deverá ser Ethernet CAT 6 (categoria 6) ou superior;
- Se fizerem a medição através da ligação wi-fi, o dispositivo que usarem (computador, telemóvel ou tablet) deverá estar na mesma divisão e próximo do router. Este deverá ser relativamente recente (menos de cinco anos) e suportar as normas wi-fi mais rápidas. Se o router for de banda dupla e disponibilizar duas opções de rede wi-fi com o mesmo nome – mas com “5G” à frente do nome numa delas -, deverão ligar-se a essa rede por ser a de 5GHz e permitir aceder com a velocidade mais elevada;
- Antes de realizarem as medições, suspendam toda a atividade que use a Internet: streaming de vídeo (Youtube, Netflix, etc.) ou de música (Spotify, Apple Music, etc.), download de ficheiros, jogos online, chamadas de vídeo e aplicações a funcionar ou a atualizar em background;
- Desliguem todos os equipamentos que tenham ligados à internet, incluindo o televisor, a set-top box e consolas de jogos;
- Se, em casa, conseguem aceder à rede local da vossa empresa, é porque deverão estar a usar uma VPN (Virtual PrivateNetwork). Devem também desligá-la.
Realizem ciclos de três medições para confirmarem o resultado final. No máximo poderão efetuar nove medições.
Caso a velocidade não seja a contratada, deverão, obviamente, reclamar. Nesse caso, a Deco Proteste também dá uma ajuda. Basta que indiquem o vosso NIF e que escolham o tipo de resolução pretendida para que, depois, sejam reencaminhados para a Plataforma Reclamar, onde terão os dados pré-preenchidos com os resultados dos testes, para que rapidamente possam encaminhar a reclamação à vossa operadora.
A Deco Proteste aconselha ainda a que apresentem a vossa reclamação à Anacom, o regulador do sector das telecomunicações. Ai, basta que enviem um email com a reclamação-tipo apresentada na página.
Já não é a primeira nem a 2ª vez que apresento esta mesma reclamação, quer à Vodafone, quer à ANACOM; a resposta é sempre a mesma…. Nenhuma. Fui completamente ignorado. Tanta conversa sobre os direitos dos consumidores, sobre a pseudo qualidade do serviço prestado pela Vodafone, sobre a acção do regulador das comunicações em Portugal… O resultado está à vista. Tudo uma grande fraude.