Nova coleção Blancpain X Swatch homenageia o primeiro verdadeiro relógio de mergulho

- Publicidade -

A nova coleção Bioceramic Scuba Fifty Fathoms apresenta 5 relógios mecânicos que reproduzem fielmente este ícone da relojoaria suíça.

A Swatch está a celebrar outro ícone da relojoaria suíça, o da Blancpain. Este relógio nasceu há exatamente 60 anos e revolucionou a relojoaria ao tornar-se o primeiro verdadeiro relógio de mergulho. Lançado em 1953, o Fifty Fathoms foi criado por um mergulhador para responder às necessidades da exploração subaquática. Tornou-se imediatamente o instrumento de cronometragem profissional de eleição para os pioneiros do mergulho e para os soldados de elite da marinha em todo o mundo.

Na sua nova colaboração, a Swatch homenageia este ícone com cinco novos modelos, mantendo-se fiel a si própria de uma forma divertida e lúdica. Denominada Bioceramic Scuba Fifty Fathoms, a coleção faz referência aos relógios de mergulho da própria marca, a linha SCUBA. Os relógios desta coleção não limitada reproduzem fielmente todas as características do Fifty Fathoms: resistência superior à água, legibilidade excecional, movimento mecânico, luneta rotativa segura e proteção antimagnética. A Blancpain e a Swatch inspiraram-se nas profundezas do oceano para criar uma coleção de cinco modelos Swatch. Cada um tem o nome de um dos cinco oceanos do planeta azul: ARCTIC OCEAN, PACIFIC OCEAN, ATLANTIC OCEAN, INDIAN OCEAN e ANTARCTIC OCEAN.

Fiel à forma de um relógio de mergulho, o Bioceramic Scuba Fifty Fathoms é resistente à água em águas profundas, até 91 metros. É outra referência à Blancpain: o nome Fifty Fathoms refere-se à braça (fathom) – historicamente a medida marítima de profundidade no mundo anglófono – cinquenta braças equivalem a 91 metros (ou 300 pés).

O Bioceramic Scuba Fifty Fathoms está equipado com um movimento mecânico Swatch, o SISTEM51, o primeiro e único movimento mecânico cuja produção é totalmente automatizada. O mecanismo é antimagnético, graças à sua mola do balanço Nivachron, e tem apenas 51 peças, incluindo um parafuso central, bem como uma reserva de marcha de 90 horas. Em 2013, o SISTEM51 revolucionou o mundo dos relógios automáticos com o seu movimento visível: the front tells the time, the back tells the story

Em consonância com esta ideia, o fundo dos cinco relógios apresenta uma ilustração de um animal magnífico e colorido que se encontra nos cinco oceanos: os nudibrânquios (nome científico: Nudibranchia). São apresentados numa impressão digital no rotor do movimento. Este rotor possibilita que o relógio se recarregue automaticamente com um simples movimento do pulso.

  • ARCTIC OCEAN – Representa o nudibrânquio Dendronotus Frondosus, caracterizado pelas suas formas suaves e subtis;
  • PACIFIC OCEAN – Apresenta o Chromodoris Kuiteri. Brilhante como o sol, relembra estas águas azuis quentes e límpidas;
  • ATLANTIC OCEAN – Tem o Glaucus Atlanticus. As suas cores em azul-profundo prestam homenagem aos mares selvagens. Mas não se deixem enganar: apesar desta espécie realçar a fragilidade da vida marinha, não deixa de ser venenosa – apelidada de dragão azul;
  • INDIAN OCEAN – Com o seu Nembrotha Kubaryana, evoca as cores hipnotizantes dos corais e as águas exuberantes e deslumbrantes;
  • ANTARCTIC OCEAN – Apresenta o Tritoniella Belli, recordando o mistério e o fascínio das águas polares geladas. Assemelha-se a um icebergue atingido por ondas de tempestade.

Todos estes nudibrânquios vivem efetivamente nos oceanos em que os seus relógios se inspiram. Cada relógio tem também uma representação do oceano que representa no fundo.

Todos os modelos desta colaboração entre as duas marcas do Swatch Group são fabricados em Bioceramic. Este material único é patenteado pela marca, sendo composto por dois terços de cerâmica e um terço de material de origem biológica derivado do óleo de rícino. Como expressão do compromisso com a preservação dos oceanos, as braceletes NATO são feitas de redes de pesca recicladas que foram retiradas do mar.

Os logótipos Blancpain X Swatch partilhados podem ser encontrados no mostrador e na coroa. A palavra “Swatch” está também inscrita na caixa, tal como a palavra “Blancpain” está inscrita nos relógios Fifty Fathoms originais. O fundo do relógio apresenta inscrições inspiradoras como PASSION FOR DIVING – LICENCE TO EXPLORE – OCEAN BREATH – PROTECT WHAT YOU LOVE e IMMERSE YOURSELF.

Para os devotos absolutos do Fifty Fathoms, o modelo ARCTIC OCEAN apresenta um símbolo especial no mostrador: um trevo vermelho sobre um fundo amarelo com uma cruz branca a atravessá-lo. As palavras “NO RADIATIONS” estão colocadas por baixo do logótipo para transmitir a mensagem. Na década de 1960, os mostradores destes relógios de mergulho utilizavam o logótipo “NO RADIATIONS” para indicar que não continham rádio. Desde então, tornaram-se artigos de coleção muito procurados. Atualmente, fazem parte do lendário património Fifty Fathoms.

Outra referência digna de nota encontra-se no modelo ANTARCTIC OCEAN: um verdadeiro indicador de contacto com a água que deteta a presença de água. Desde 1954, a Blancpain acrescentou esta funcionalidade a alguns dos seus modelos destinados a serem utilizados por clubes de mergulho e unidades militares. Colocado na posição das 6 horas do mostrador, o sensor assegura que a resistência à água do relógio não foi afetada pela utilização anterior do mergulhador. Uma mudança na cor do sensor indicaria um vestígio de humidade. Alguns modelos Fifty Fathoms equipados com o sensor de duas cores ostentam a designação “MIL-SPEC”, em conformidade com as especificações da Marinha dos EUA.

A nova Coleção Blancpain X Swatch é apresentada em cores exclusivas que foram especificamente desenvolvidas para esta colaboração. Conferem um forte toque lúdico e original aos relógios de mergulho profissionais da Blancpain. Cada Bioceramic Scuba Fifty Fathoms tem a sua própria identidade e faz as suas próprias alusões à coleção da Blancpain.

Os relógios desta nova colaboração Swatch estão disponíveis a partir de 9 de setembro e apenas em lojas Swatch selecionadas em todo o mundo. Em Portugal, a coleção estará disponível na loja Swatch no Centro Comercial Colombo, com cada modelo a custar 390€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Publicidade

Relacionados

Mais recentes