Há uma nova burla que usa o nome do Facebook

- Publicidade -

Receberam algum email do género? Apaguem-no imediatamente.

Facebook

Não é a primeira, e infelizmente não será a única vez, que falamos de burlas no Echo Boomer. Do nosso lado, já recebemos vários emails fraudulentos, como por parte de super e hipermercados, da Worten, Sapo, Netflix, PSP, Autoridade Tributária, Serviço Nacional de Saúde, entre várias outras entidades.

O objetivo é sempre o mesmo: não só roubar dados dos utilizadores, como fazer com que estes paguem por algo que não existe, sendo, dessa forma, burlados.

Hoje, de madrugada, eis que nos chegou uma nova tentativa de burla… desta vez por parte de alguém a querer fazer-se passar pelo Facebook.

Como identificar que é um email falso e que não é, de facto, enviado pelo Facebook?

nova burla - Facebook

Bom, para começar, o título do email chama logo à atenção: “Facebook – A sua conta foi temporariamente bloqueada por razões de segurança”. Faz sentido? Até pode fazer, mas se recebermos esta mensagem num email que nunca foi utilizado para o Facebook, então logo aí facilmente identificamos como burla.

Depois, e como podem ver pela imagem aqui em cima, estão várias hiperligações disponíveis. Problema? Todos os links são iguais, remetendo para o endereço a1bum_fac3book.es-es.icu. E como podem observar, é um endereço falso, terminando em es.icu, o que não faz qualquer sentido. Portanto, NUNCA cliquem nesse link.

De resto, facilmente identificamos esta nova burla. Por exemplo, porque é que alguém haveria de denunciar uma foto num álbum que colocámos no Facebook? Além disso, a própria linguagem do texto começa por referir utilizador, logo ao início, e, depois, utiliza expressões como “acessar” ou “usuário”, termos do Português do Brasil.

Portanto já sabem. Se receberem um destes emails, apaguem-no de imediato.

- Publicidade -

Relacionados