fbpx

NOS e Vodafone começam os testes para o 5G

Começando pela NOS, a operadora juntou-se ao projeto de Matosinhos como primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, numa parceria com a CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

Desta forma, a cidade de Matosinhos e as pessoas responsáveis poderão testar soluções tecnológicas disruptivas e em ambiente real 5G. WeShare by AYR é o nome do primeiro piloto a ser testado na CEiiA.

Apesar de, nesta fase inicial, estar circunscrita a colaboradores do CEiiA, ficará disponível, ainda durante o primeiro semestre de 2019, aos colaboradores da Câmara Municipal de Matosinhos e a outras entidades do concelho.

Quanto à Vodafone, colocou na semana passada “no ar” a primeira antena 5G do País, que fica localizada no Edifício-Sede, no Parque das Nações, em Lisboa. Isto faz com que a rede 5G da Vodafone fique desde já disponível para que todas as Empresas, Universidades e startups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos.



Passaram somente três meses deste que foi realizada em Portugal a primeira ligação 5G em Portugal com o protótipo de um smartphone 5G, pelo que a Vodafone mostra não querer perder mais tempo.

Com a instalação da primeira antena 5G, colocada ‘no ar’ com a Ericsson – parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G –, serão tamb´me disponibilizadas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis.

Como seria de esperar, a rede de testes 5G da Vodafone tirará partido da atual rede 4G. Até ao final do ano, a Vodafone Portugal instalará mais antenas 5G entre Lisboa e Porto, como a já anteriormente anunciada na FEUP.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Novo Power Wi-Fi da NOS garante um sinal forte em qualquer área da casa

A ver se é desta que os problemas da cobertura de sinal acabam.

MEO, NOS e Vodafone vão apresentar 30 segundos de publicidade nas gravações automáticas

O sistema já está ativo na MEO e entra em funcionamento a 17 de agosto na Vodafone e NOS.

Depois da NOS e MEO, também a Vodafone aderiu ao eSIM

É a última das três principais operadoras de telecomunicações em Portugal a apostar nesta tecnologia.

Vodafone ajuda no combate à pandemia através de solução de monitorização remota

O Hospital Garcia de Orta e Hospital Santa Maria estão a usar uma solução IoT da Vodafone.
- Publicidade -

Mais Recentes

CTT vão passar a entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses

Este é um projeto-piloto que arrancou, para já, somente no concelho de Oeiras.

Terroir. Este é o novo atelier gastronómico da cidade de Lisboa

Nasceu do sonho dos seus proprietários, Inês Santos e Erik Ibrahim, que andaram pelo mundo e das suas viagens trouxeram as ideias do que um dia gostariam de concretiza.

Acessórios para automóveis. A importância dos antiderrapantes, tapetes auto e protetores

Estes produtos são os que sofrem mais desgaste, mas são essenciais para a higiene e proteção dos interiores dos automóveis.