NOS e Vodafone começam os testes para o 5G

Começando pela NOS, a operadora juntou-se ao projeto de Matosinhos como primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, numa parceria com a CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

Desta forma, a cidade de Matosinhos e as pessoas responsáveis poderão testar soluções tecnológicas disruptivas e em ambiente real 5G. WeShare by AYR é o nome do primeiro piloto a ser testado na CEiiA.

Apesar de, nesta fase inicial, estar circunscrita a colaboradores do CEiiA, ficará disponível, ainda durante o primeiro semestre de 2019, aos colaboradores da Câmara Municipal de Matosinhos e a outras entidades do concelho.

Quanto à Vodafone, colocou na semana passada “no ar” a primeira antena 5G do País, que fica localizada no Edifício-Sede, no Parque das Nações, em Lisboa. Isto faz com que a rede 5G da Vodafone fique desde já disponível para que todas as Empresas, Universidades e startups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos.






Passaram somente três meses deste que foi realizada em Portugal a primeira ligação 5G em Portugal com o protótipo de um smartphone 5G, pelo que a Vodafone mostra não querer perder mais tempo.

Com a instalação da primeira antena 5G, colocada ‘no ar’ com a Ericsson – parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G –, serão tamb´me disponibilizadas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis.

Como seria de esperar, a rede de testes 5G da Vodafone tirará partido da atual rede 4G. Até ao final do ano, a Vodafone Portugal instalará mais antenas 5G entre Lisboa e Porto, como a já anteriormente anunciada na FEUP.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,456FansCurti
4,049SeguidoresSeguir
531SeguidoresSeguir

Relacionados

NOS está a oferecer um presente aos clientes através da app

Gigas para usar em serviços de streaming, descontos para headphones, vouchers para filmes ou canais premium dedicados a música. Basta escolher um deles.

Aqui está a nova versão do Yorn Shake It. E desta vez é dedicada ao desporto

A nova coleção Yorn Shake It irá decorrer até 15 de outubro deste ano.

Clientes NOS com acesso a todas as emissões do #EstudoEmCasa a partir da box

A plataforma da NOS poderá ser encontrada na UMA (via A Minha TV) ou na Iris (via Arquivo) a partir da tarde hoje.
- Publicidade -

Mais Recentes

1UP Gaming Lounge. Primeiro bar temático de videojogos português fechou de vez

O anúncio foi feito pelo fundador e proprietário, José Amendoeira, através de um longo texto publicado no Facebook.

Este é o aspeto do novo Google Chromecast

Surge com um aspeto mais oval e com uma nova cor. Espera-se que seja apresentado ainda...

Total War Saga: Troy vai ter um lançamento exclusivo e gratuito na Epic Games Store

Mas só durante as primeiras 24 horas após o lançamento.