fbpx

NOS investe 30 milhões de euros e implementa rede do futuro na Madeira

O investimento estratégico na Região Autónoma tem como resultado a transformação total da sua rede fixa em All Gigabit, visando a disponibilização de serviços Gigabit aos seus clientes e uma modernização completa da rede móvel para tecnologia 4.5G, evolutiva para 5G. Com o anúncio deste forte investimento, a NOS associa-se à comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações.

Nos próximos anos, os 250 mil habitantes e o tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira vão beneficiar de uma infraestrutura mais robusta de suporte às suas comunicações.

O aumento e melhoria na rede móvel com a tecnologia Single-RAN de última geração permite atualmente à NOS assegurar uma cobertura móvel de 98% da Região Autónoma com redes 4G e 4,5G, resultando num acréscimo de mais de 400% na capacidade de transmissão de dados e de 60% na capacidade e qualidade das chamadas de voz.

Esta tecnologia antecipa o futuro do 5G, oferecendo mais capacidade de transmissão de dados, funcionalidades avançadas e uma superior eficiência no consumo energético.

O upgrade para esta tecnologia torna a rede móvel da NOS na Madeira NB-IoT ready, permitindo alavancar soluções de objetos conectados, também conhecido como paradigma Internet of Things, e soluções nas áreas do smart metering, smart cities, ou smart home.

A Huawei, que tem um sentimento especial pela Madeira, uma vez que foi nesta ilha que, em 2005, colocou ao serviço a primeira rede 3G Huawei da Europa, juntou-se à NOS para investir na modernização da rede móvel da Madeira com equipamentos 4.5G, compatíveis com o 5G, permitindo oferecer aos clientes velocidades de transmissão de dados em linha com os mercados mais competitivos do mundo.

O investimento na rede fixa da NOS na Madeira tem como objetivo a modernização total da rede da Região Autónoma, o que resultou numa cobertura de 100% dos lares madeirenses com uma rede que permite débitos de GB, ou seja, uma rede All Gigabit.

No decurso desta última fase de modernização, foram cobertos mais de 10 mil lares, totalizando mais de 84 mil lares, sendo utilizados mais de 3,8 mil quilómetros de fibra ótica, com destaque para a criação das redes de nova geração construídas em Santana, São Vicente e Calheta.

No âmbito deste anúncio, foi também assinado um protocolo de parceria entre a NOS e a Universidade da Madeira, com o objetivo de apoiar a investigação e desenvolvimento de iniciativas de matriz tecnológica e empresarial, cruzando o conhecimento e competências da Academia com o universo empresarial. A NOS e a Huawei vão ainda premiar o mérito, distinguindo os dois melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Novo Power Wi-Fi da NOS garante um sinal forte em qualquer área da casa

A ver se é desta que os problemas da cobertura de sinal acabam.

MEO, NOS e Vodafone vão apresentar 30 segundos de publicidade nas gravações automáticas

O sistema já está ativo na MEO e entra em funcionamento a 17 de agosto na Vodafone e NOS.

Aeroportos da Madeira implementam plataforma que monitoriza cumprimento das normas da DGS

Tudo graças à Go Fight Covid-19, que chega às ilhas da Madeira e Porto Santo após ter ficado disponível no Aeroporto de Lisboa.
- Publicidade -

Mais Recentes

Celebra o aniversário do Batman com o LEGO do seu Batwing

O novo set de coleção é inspirado no icónico veiculo do filme de 1989.

Câmara Municipal de Lisboa vai continuar a apostar em água reutilizada para lavar as ruas e regar espaços verdes

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a proposta para a construção da Rede de Água Reutilizada de Lisboa na Zona Ribeirinha e Bairro Alto.