NOS investe 30 milhões de euros e implementa rede do futuro na Madeira

O investimento estratégico na Região Autónoma tem como resultado a transformação total da sua rede fixa em All Gigabit, visando a disponibilização de serviços Gigabit aos seus clientes e uma modernização completa da rede móvel para tecnologia 4.5G, evolutiva para 5G. Com o anúncio deste forte investimento, a NOS associa-se à comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações.

- Publicidade -

Nos próximos anos, os 250 mil habitantes e o tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira vão beneficiar de uma infraestrutura mais robusta de suporte às suas comunicações.

O aumento e melhoria na rede móvel com a tecnologia Single-RAN de última geração permite atualmente à NOS assegurar uma cobertura móvel de 98% da Região Autónoma com redes 4G e 4,5G, resultando num acréscimo de mais de 400% na capacidade de transmissão de dados e de 60% na capacidade e qualidade das chamadas de voz.

Esta tecnologia antecipa o futuro do 5G, oferecendo mais capacidade de transmissão de dados, funcionalidades avançadas e uma superior eficiência no consumo energético.

O upgrade para esta tecnologia torna a rede móvel da NOS na Madeira NB-IoT ready, permitindo alavancar soluções de objetos conectados, também conhecido como paradigma Internet of Things, e soluções nas áreas do smart metering, smart cities, ou smart home.

A Huawei, que tem um sentimento especial pela Madeira, uma vez que foi nesta ilha que, em 2005, colocou ao serviço a primeira rede 3G Huawei da Europa, juntou-se à NOS para investir na modernização da rede móvel da Madeira com equipamentos 4.5G, compatíveis com o 5G, permitindo oferecer aos clientes velocidades de transmissão de dados em linha com os mercados mais competitivos do mundo.

O investimento na rede fixa da NOS na Madeira tem como objetivo a modernização total da rede da Região Autónoma, o que resultou numa cobertura de 100% dos lares madeirenses com uma rede que permite débitos de GB, ou seja, uma rede All Gigabit.

No decurso desta última fase de modernização, foram cobertos mais de 10 mil lares, totalizando mais de 84 mil lares, sendo utilizados mais de 3,8 mil quilómetros de fibra ótica, com destaque para a criação das redes de nova geração construídas em Santana, São Vicente e Calheta.

No âmbito deste anúncio, foi também assinado um protocolo de parceria entre a NOS e a Universidade da Madeira, com o objetivo de apoiar a investigação e desenvolvimento de iniciativas de matriz tecnológica e empresarial, cruzando o conhecimento e competências da Academia com o universo empresarial. A NOS e a Huawei vão ainda premiar o mérito, distinguindo os dois melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Huawei quer voltar a ser líder no segmento dos smartphones em Portugal

Mas sem os Google Mobile Services vai ser complicado.

Novos clientes TV da NOS têm oferta de até um ano de Netflix

Estão em vias de contratar um novo serviço de Internet e estão inclinados para a NOS? Então vão gostar de saber da mais recente oferta da operadora: até um ano de Netflix.

Há um novo site única e exclusivamente dedicado aos eventos da Madeira

Todos os eventos ficam disponíveis à distância de um simples clique.

NOS lança os primeiros cartões SIM produzidos em plástico 100% reciclado

Cartões WTF são os primeiros a ser introduzidos no mercado e o objetivo é alargar a produção a todo o universo NOS.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

O hambúrguer Long, do Burger King, virou vegetal

Ao todo, a marca conta agora com três opções vegetais.

Análise – Jabra Evolve2 30

Forma e função num par de auscultadores destinado a quem passa muito tempo a trabalhar em frente ao PC.