Por enquanto, não há novas datas para o festival se realizar.
Quem tem acompanhado a evolução da pandemia e o quanto isso tem afetado todos os setores, como é o caso da Cultura, sabe que grandes eventos ainda são impossíveis, muito mais quando se aposta em cartazes internacionais. Ora, muitos festivaleiros estranhavam o facto de o North Music Festival (NMF) ser praticamente o único evento a poder realizar-se nesta altura, quando tantos outros não o fizeram. E essa estranheza dá agora lugar a um certeza: o festival já não vai realizar-se nas datas previstas.
Num comunicado disponível nas redes sociais, a organização começa por dizer que devido à “ausência de um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização da 4a edição do North Music Festival, e estando apenas a uma semana do arranque do evento”, o festival é novamente adiado, não acontecendo nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.
O comunicado explica que, devido a “licenciamentos pendentes do parecer final da DGS”, é “humana e logisticamente impossível adiar as montagens efetivas do evento”, que deveria começar precisamente hoje, dia 22 de setembro, um plano que é agora hipotecado.
O NMF refere ainda que a DGS exigia, mesmo para aqueles que têm já Certificado Digital Covid, a realização de um teste à Covid-19 por dia. Por exemplo, “um detentor de passe de três dias, mesmo com Certificado Digital válido, seria obrigado a efetuar teste nos três dias de festival, ou seja, um teste por dia”.
“Tendo em conta estas condicionantes, é inviável avançar com a realização do festival nos moldes exigidos pela DGS. Não é razoável exigir ao público que já possui Certificado Digital que, além do valor pago pelo bilhete, tenha que se submeter e assegurar o pagamento de um teste à entrada do recinto, dado que até o teste antigénio realizado nas farmácias se tornou pago para quem tem já o Certificado Digital”, diz ainda a organização.
De resto, fiquem a saber que, por agora, não existem novas datas para o North Music Festival, pelo que o evento está oficialmente suspenso e dependente das orientações e deliberações da DGS e do Governo relativamente às novas regras a seguir na realização de grandes eventos culturais, como é o caso dos festivais.
Para os detentores de bilhetes, serão anunciadas, em breve, todas as informações referentes ao reembolso e trocas de bilhetes nos canais de comunicação oficiais do North Music Festival.