Já lá vai o tempo em que a Nokia somente produzia smartphones.
A Nokia nunca mais foi a mesma desde que, em 2000, o malogrado Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro iPhone. A partir daí, assistimos ao declínio da marca, com dispositivos que acabavam por ser obsoletos face aos que iam surgindo nas lojas.
Algum tempo depois, a Microsoft acabou por adquirir o negócio dos telemóveis da Nokia, tendo criado a marca Microsoft Mobile para, assim, vender Nokia Phones. Mas voltou a não correr bem.
A Nokia, neste caso o departamento de telemóveis/smartphones, acabou por ser vendida à HMD Global, que é a atual responsável pela marca. Mas enganem-se aqueles que pensam que somente existem dispositivos móveis da marca finlandesa no mercado.
Além destes equipamentos, a Nokia tem também Smart TVs e uma streaming box – produtos desenhados e distribuídos na Europa pela StreamView -, WiFi Beacons, auriculares, auscultadores, uma pequena coluna portátil e, também, portáteis. E no que toca aos portáteis, muito em breve vai chegar ao mercado um novo modelo.
Trata-se do Nokia PureBook Pro, que foi anunciado esta semana em parceria com a OFF Global, uma nova empresa francesa que ficou com os direitos de licenciamento e design dos próximos portáteis da marca. Essencialmente, a OFF Global tem um acordo exclusivo a nível internacional para criar portáteis Nokia.
As especificações do novo Nokia PureBook Pro não são incríveis, de todo, mas o portátil tem um aspeto catita e pode muito bem agradar a quem não procura um equipamento gaming.
Existente nas versões de 15.6″ ou 17.3″, é um portátil com um ecrã IPS FHD com 250 nits e taxa de atualização de 60 Hz, um processador Intel Core i3-1220P, 8GB de RAM e um SSD de 512GB.
O PureBook Pro conta ainda com entrada para cartões microSD, duas portas USB-C 3.2, uma porta USB-A 3.2 e uma entrada de 3.5mm para quem ainda usa auscultadores ou auriculares com esse cabo. Há ainda uma webcam de 2MP, um sensor de impressões digitais para rápido desbloqueia do sistema e um trackpad de dimensões consideráveis. Infelizmente, não contempla a mais recente norma WiFi 6.
Como puderam constatar, é mesmo um portátil modesto, pelo que não pode carregar muito no preço, que se fixa nos 699€ para a versão de 15.6″ e nos 799€ para a versão de 17,3 polegadas. O PureBook Pro chega ao mercado no segundo trimestre de 2022.