Os anos 90 já lá vão, mas ninguém se esquece de quando a Nokia foi a maior e mais conhecida fabricante de telemóveis do mundo.
Na altura, muitos eram os filmes em que a marca aproveitava para dar a conhecer dispositivos incríveis ou alguns protótipos de futuros equipamentos. Um desses casos foi o filme The Matrix, de 1999, em que Neo, interpretado por Keanu Reeves, utilizava um telemóvel banana da Nokia, o bem conhecido Nokia 8110.
E não é que, à semelhança do que aconteceu no ano passado com o Nokia 3310, a marca decidiu espantar o mundo com uma nova versão do 8110?
Agora subtitulado como Nokia 8110 Reloaded, este renovado telemóvel continua com o seu icónico design curvilíneo deslizante, mas vem agora oferecer ligações 4G numa era que a velocidade é cada vez mais importante.
Claro, aqui não vais ter o Android, mas sim o sistema operativo KaiOS. Contudo, estão pré-instaladas aplicações conhecidas do mundo Android como Google Assistant, Google Maps, Google Search, Facebook, Twitter, que foram especialmente concebidas para este 8110. E até o mítico Snake está de volta numa versão renovada.
Obviamente que quando foi lançado há mais de 20 atrás, o telemóvel era mais básico que esta nova versão. Por exemplo, vais ter aqui uma câmara fotográfica de 2MP. Não servirá para o dia-a-dia, claro, mas pode ser útil caso precises mesmo de fotografar algo e só andes com este telemóvel no bolso.
As restantes características mostram-nos ainda um terminal com um ecrã QVGA de 2,45 polegadas, processador Qualcomm 205, 512MB de RAM e 4GB de memória interna.
E a bateria? É de 1500mAh, o que, num telemóvel destes, se traduz numa autonomia de 17 dias, ou seja, duas semanas e meia. Incrível.
O Nokia 8110 Reloaded já se encontra à venda com um preço de venda médio recomendado de 84,99€.