Nintendo bloqueou a versão Steam de um dos emuladores da Wii mais populares

- Publicidade -

O Dolphin estava a caminho da Steam, mas para já fica sem efeito.

O emulador Dolphin é um dos mais populares para quem procura jogar Nintendo Wii nos seus computadores e, devido à sua popularidade, estava prestes a chegar a uma das plataformas mais populares do PC, a Steam.

Infelizmente, este plano fica sem efeito. Numa publicação no site oficial do Dolphin, a equipa de desenvolvimento do software partilhou que “a Valve foi notificada pela Nintendo com um pedido para cessar a atividade, ao abrigo do Digital Millennium Copyright Act (DMCA)”, uma lei de proteção de direitos de propriedade inteletual em vigor nos Estados Unidos da América.

Este episódio obrigou a Valve a remover o software da sua página da Steam, ficando o Dolphin, para já, alojado apenas no seu site oficial.

Para a maioria dos internautas e entusiastas, esta medida surge sem surpresa devido à ambiguidade legal dos emuladores, que são maioritariamente vistos como ferramentas que abrem a porta ao consumo ilícito de videojogos. No entanto, o software em si não é, por norma, uma ferramenta ilegal.

No caso do Dolphin, alguns utilizadores foram até ao Twitter explicar as razões para esta retirada do emulador da Steam, como foi o caso de @LuigiBlood, que, ao citar a DMCA, refere que “o emulador Dolphin opera ao incorporar chaves criptográficas sem a autorização da Nintendo” e, pela forma como desencripta os jogos, é aparentemente ilegal devido ao uso da “Wii Common Key” existente no emulador.

Esta não é a primeira, nem será a última vez, que a Nintendo continua a sua jornada para impedir o acesso aos seus jogos fora do seu ecossistema. Neste caso, este episódio torna-se mais triste, considerando que a Nintendo Wii e os seus jogos já estão descontinuados e que a sua loja online encontra-se encerrada desde 2019.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados